Em 2017, a iniciativa contou com 1415 dadores inscritos. (Fotos: FAP)

Várias faculdades da Universidade do Porto vão acolher, nos próximos dias, mais uma edição da Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea, promovida pela Federação Académica do Porto (FAP) em conjunto com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP.

A recolha arrancou a 7 de março no complexo da Faculdade de Farmácia (FFUP) / Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), tendo ainda passado pela Faculdade de Ciências (FCUP). Ao longo das próximas semanas, a ação de solidariedade vai passar ainda pela Faculdade de Engenharia (FEUP), nos dias 14 e 15 de março, das 9h00 às 19h00; pela Faculdade de Letras (FLUP), no dia 4 de abril, das 14h00 às 19h00; e pela Faculdade de Economia (FEP), no dia 23 de abril, entre as 14h00 e as 19h30.

Para além das faculdades da U.Porto, a Mega Dádiva de Sangue e Medula Óssea vai ainda marcar presença na Escola Superior de Enfermagem do Porto, no Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto, na Escola Superior de Saúde e no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Só em 2017, esta ação solidária registou um total de 1415 inscrições, das quais 725 eram novas. O número mais alto de registos aconteceu em 2016 com a inscrição de 1988 dadores, de acordo com os dados revelados pela organização. No primeiro dia desta edição, no complexo ICBAS/FFUP, registaram-se 122 inscrições e 82 colheitas.

Segundo a Associação Portuguesa Contra a Leucemia, para ser dador de medula são precisos alguns requisitos como ter entre 18 e 45 anos, pesar pelo menos 50kg, ter altura superior a 1,5m, ser saudável e não ter recebido transfusões após 1980. Também para doar sangue são precisos algumas condições, além de ter idade compreendida entre os 18 e os 65 anos. Alguns comportamentos sexuais e o histórico de doenças hereditárias poderão inabilitar uma pessoa de doar sangue, de acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, IP.

Mais informações disponíveis na página oficial da FAP.