CIIMAR e Instituto Hidrográfico juntos na monitorização dos oceanos

Segunda edição do workshop “Tecnologias Marinhas” decorreu no Terminal de Cruzeiros.

Durante três dias mais de 100 participantes oriundos de centros de investigação, empresas, autoridades publicas e outros agentes económicos, estiveram reunidos no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões para o evento “Workshop Tecnologias Marinhas 2017”, organizado pelo Instituto Hidrográfico Português e pelo Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR).

Tendo como tema central “Observatórios e Redes de Monitorização”, o workshop procurou debater como modernizar, flexibilizar e sustentar, de forma integrada para todos os sectores da atividade marítima, as redes de observação in situ.

Durante o workshop foram apresentadas novas tecnologias e ferramentas na área da monitorização marinha e foi realizada uma demonstração de diversos instrumentos de monitorização e observação do oceano na marina, junto ao Terminal de Cruzeiros.

No decorrer do workshop foi também assinado um protocolo de colaboração entre o CIIMAR e a Mermaid Investments com o objetivo de promover a inovação e o desenvolvimento de novos negócios na Economia Azul.

O evento contou ainda com o apoio da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), do Fórum Oceano e da Docapesca.