Encontram-se abertas até 19 de fevereiro as candidaturas à oitava edição do Prémio Cidadania Ativa da Universidade do Porto, uma iniciativa que vai premiar, pelo oitavo ano consecutivo, os estudantes da instituição que mais se destaquem ao nível da participação em atividades extracurriculares que desenvolvam práticas de cidadania ativa.

Esta oitava edição do Prémio de Cidadania Ativa da U.Porto vai distinguir os estudantes que se diferenciem positivamente no campo da cidadania, distinguindo os melhores projetos e ações desenvolvidos no ano letivo 2019/2020, em cinco vertentes diferentes: Humanitária/Solidária; Empreendedorismo; Pedagógica; Desporto, Saúde e Bem-estar; e Defesa do Ambiente. 

Os estudantes premiados em cada uma das categorias receberão um diploma comprovativo da atribuição do prémio, a menção do mesmo no suplemento ao diploma académico e um prémio no valor de mil euros.

O prémio será entregue na sessão solene do Dia da Universidade (22 de março), ou, caso o estado da pandemia não o permita, noutra ocasião a definir.

César Casa Nova, Joana Paiva, Diogo Ferreira e Ana Sofia Tavares foram os vencedores da edição 2020 do Prémio Cidadania Ativa. (Foto: DR)

Como fazer a candidatura?

As candidaturas devem ser apresentadas por um membro da comunidade académica (estudantes, alumni, docentes, investigadores ou funcionários não docentes), que não o próprio nomeado. São elegíveis os estudantes de todos os ciclos de estudos da U.Porto ou antigos estudantes que tenham frequentado a Universidade no ano letivo 2019/2020.

Os interessados devem preencher o respetivo formulário de candidatura – com a identificação do candidato, categoria a que concorre e fundamentação detalhada – e enviá-lo para o e-mail [email protected].

As candidaturas serão depois analisadas com base na relevância, importância e sustentabilidade do projeto e/ou ações desenvolvidas por cada um dos estudantes nomeados.

Mais informações aqui.