Decorreu no passado dia 6 de fevereiro, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da U.Porto (FPCEUP), o Seminário Interinstitucional de Partilha Pedagógica (SIPAR) associado ao projeto “De Par em Par – multidisciplinar e interinstitucional”, e que decorre da experiência de observação de práticas letivas realizada por professores universitários, em curso na U.Porto, desde 2009.

José Manuel Martins Ferreira, Vice-Reitor da U.Porto, destaca a “experiência enriquecedora na observação das formas como decorrem as aulas” em diferentes Faculdades da U.Porto desde “os pequenos aspetos como o uso do quadro até aos grandes aspetos como as diferentes culturas académicas.” O Vice-Reitor para as Tecnologias Educativas, Qualidade e Melhoria Contínua da U.Porto, realça também que “este trabalho tem permitido ganhar consciência das várias diferenças existentes e compreender que existem formas de conduzir o processo de ensino-aprendizagem que são diferentes conforme a área académica em que estamos a trabalhar, levando a um processo de enriquecimento das várias práticas e, em última análise, ao sucesso escolar dos estudantes.”

O projeto “De Par em Par na U.Porto”, integra a lista de cinco Projetos Inovadores no Domínio Educativo promovida pela Fundação Calouste Gulbenkian (FCG), com o objetivo distinguir e apoiar iniciativas de instituições do Ensino Superior que visem a modernização do funcionamento e a melhoria do ensino e aprendizagem neste nível educativo. Momentos para recordar neste video exclusivo.

Vídeo: TVU.