Manuel Duarte Baganha. Um Príncipe da Academia e Manuel Duarte Baganha. Um Pensador do Cálculo de Custos são os títulos dos dois livros recentemente editados pela U.Porto Press, em homenagem ao economista e antigo docente da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). A sessão de apresentação terá lugar esta terça-feira, 26 de outubro, pelas 18h30, na FEP (Edifício principal).

Com organização de Maria de Fátima Brandão, professora aposentada da FEP, os dois livros agora publicados  resultam da iniciativa Figura Eminente da U.Porto 2015, no âmbito da qual a Universidade do Porto homenageou o economista e antigo docente da FEP, não apenas pelo seu percurso académico, mas também cívico. As ações de Manuel Duarte Baganha (1922-2004) nestes domínios marcaram um conjunto vasto de pessoas, parte das quais lhe prestaram tributo, sob a forma de testemunho, nestes livros.

A apresentação das obras ficará a cargo de Pedro Teixeira, professor catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) e diretor do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES).

A entrada nas sessões é livre, mas sujeita a inscrição prévia para o endereço [email protected].

Manuel Duarte Baganha. Um Príncipe da Academia

O título Manuel Duarte Baganha. Um Príncipe da Academia recorda o homenageado do ponto de vista da sua longa ligação à FEP, primeiro enquanto estudante – Manuel Duarte Baganha frequentou a primeira licenciatura ministrada pela faculdade, entre 1953 e 1958 -, e depois enquanto docente, função que assumiu a partir de 1961 e, ainda, enquanto Presidente do Conselho Diretivo, cargo que ocupou entre 1985 e 1992.

A leitura desta obra possibilita um melhor conhecimento da figura pública em que se transformou Manuel Duarte Baganha e da sua obra em prol da Universidade do Porto, onde foi responsável pela formação de várias gerações de estudantes, bem como em favor da polis. É disto exemplo a Presidência da Assembleia Municipal do Porto, que assumiu entre 1990 e 2002.

Segundo defende Maria de Fátima Brandão, em Manuel Duarte Baganha. Um Príncipe da Academia, “A eminência de Manuel Duarte Baganha não se deve apenas ao percurso académico e profissional (…), mas releva igualmente de um longo percurso de cidadania ativa em prol do avanço civilizacional, por meio da participação cívica de cariz cultural, social e política.”

Manuel Duarte Baganha. Um Pensador do Cálculo de Custos

Manuel Duarte Baganha. Um Pensador do Cálculo de Custos reúne pela primeira vez um conjunto de dez artigos que o homenageado publicou na Revista de Contabilidade e Comércio, entre 1993 e 2002.

Como refere José Manuel Varejão, atual Diretor da FEP, nas primeiras páginas do livro, a publicação conjunta destes artigos proporciona “uma visão integrada do seu pensamento e da sua obra.”

Os artigos que integram esta edição ilustram o esforço desenvolvido pelo homenageado, ao longo de mais de quatro décadas, para pioneiramente construir um modelo geral de custeio, configurado na sua essência para a laboração industrial, mas suscetível de adaptação a outras atividades.

No cerne desse modelo encontra-se a questão basilar da definição e medida da própria produção (efetiva, normal, máxima), da qual deriva a questão do cálculo e imputação de custos direta e indiretamente incorridos para a obter. É precisamente na imbricação matematicamente modelizada do cálculo da produção e do cálculo e imputação dos correspondentes custos que radica a marca distintiva do modelo de custeio pensado por Manuel Duarte Baganha.

Sobre Maria de Fátima Brandão

Maria de Fátima Brandão licenciou-se em Economia, na FEP, em 1973, onde lecionou disciplinas nas áreas de História Económica e de História do Pensamento Económico e publicou investigação nos domínios da História Económica e Social Portuguesa, do Pensamento Económico Português e do Pensamento Económico Clássico.

A organização dos livros de homenagem a Manuel Duarte Baganha resultou do convite para comissariar a iniciativa Figura Eminente da U.Porto 2015, tendo sido facilitada pelo relacionamento que teve a oportunidade de estabelecer com o homenageado, primeiro como estudante e depois como colega na FEP.