Entre 27 de junho e 1 de julho, foram muitos os cientistas, atores políticos, organizações, empresas e ativistas mundiais que se juntaram, em Lisboa, na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, uma das maiores conferências mundiais dedicada à temática do Oceano.

Ao longo de uma semana, e sob o lema «Salvar os Oceanos, Proteger o Futuro», a Conferência apelou à ação pelos oceanos e incitou líderes mundiais e decisores a um aumento da ambição, investimento e mobilização de parcerias para abordagens e soluções científicas e inovadoras para reverter o declínio na saúde dos oceanos.

Tratando-se o Oceano de uma temática de relevância estratégica para a U.Porto, a Universidade não poderia deixar de marcar presença no evento. A partir de várias entidades da Universidade, contaram-se mais de uma dezena de representantes do ecossistema da U.Porto entre os participantes da conferência. João Tasso e Francisco Taveira Pinto (ambos docentes e investigadores da FEUP), Marta Correia da Silva e Sara Cunha (docentes e investigadoras da FFUP) e Vitor Vasconcelos (docente da FCUP e diretor do CIIMAR) foram alguns dos representes da U.Porto em Lisboa.

Várias entidades da Universidade do Porto asseguraram também o seu lugar na Conferência. Foi o caso da Faculdade de Direito (FDUP), que contou com 5 docentes presentes na Conferência: Marta Chantal Ribeiro, Graça Enes, Rodrigo Rocha Andrade, Ana Rita Babo e Benedita Sequeira (todos docentes na FDUP).

Da esquerda para a direita: Ana Rita Babo, Graça Enes, Benedita Sequeira, Rodrigo Rocha Andrade e Marta Chantal Ribeiro, os docentes na FDUP presentes na conferência.

Da parte dos Institutos de Investigação do ecossistema da U.Porto, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR) marcou presença com 5 representantes – Ana Paula Mucha e Isabel Sousa Pinto (ambas investigadoras e diretoras no CIIMAR e docentes na FCUP), Joana Xavier (investigadora no CIIMAR), a par de Susana Moreira e de Joana Moreira Silva (apoio à Investigação e Inovação no CIIMAR). Já o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC) teve como representantes José Manuel Mendonça (Presidente do Conselho de Administração do INESC TEC e docente na FEUP), João Claro (Presidente da Comissão Executiva do INESC TEC e docente na FEUP), Eduardo Silva (Coordenador do grupo de investigação TEC4SEA e docente do ISEP), Carlos Pinho (Business Developer no INESC TEC) e Ana Paula Lima (investigadora no INESC TEC).

Através de uma série de sessões plenárias e de diálogos interativos, foram discutidos diversos temas relevantes como a poluição marinha, a acidificação, a desoxigenação, o aquecimento dos oceanos ou a promoção e reforço de economias sustentáveis baseadas nos oceanos. Ocorreram ainda quatro eventos especiais e mais de 250 eventos paralelos, também estes envolvendo diversos investigadores, docentes e projetos de todo o ecossistema de investigação da U.Porto.

Coorganizada pelos Governos de Portugal e do Quénia, o evento trouxe a Portugal Chefes de Estado, Chefes de Governo e responsáveis ministeriais de praticamente todos os países com assento nas Nações Unidas, encabeçados pelo próprio secretário-geral da ONU, António Guterres.