A Universidade do Porto é uma das que estão a ser estudadas no âmbito do EU_USR University Social Responsability in Europe – um projeto europeu sobre responsabilidade social das universidades, financiado pela Comissão Europeia e que conta com sete parceiros de diferentes universidades europeias – como exemplo da universidade que tem boas práticas de responsabilidade social com o serviço de apoio ao estudante com deficiência, .

Neste vídeo do portal TVU., Ema Loja, investigadora do CIIE – Centro de Investigação e Intervenção Educativas da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação (FPCEUP), junta-se a um grupo de estudantes da U.Porto para debater a forma como a Universidade tem intervindo na questão da inclusão de estudantes com incapacidade.