Já se encontra disponível online o primeiro número da INESC TEC Science & Society, uma revista criada pelo INESC TEC com o objetivo de divulgar ciência à sociedade e contribuir para o debate das políticas públicas mais influenciadas pela tecnologia.

Alinhada com a atualidade, a primeira edição tem como tema especial “A Ciência dos Dados, Inteligência Artificial e Saúde”, e conta com 11 artigos de 19 autores, dos quais 11 são docentes da Universidade do Porto que dedicam as suas vidas à investigação e ensino nestas áreas.

Não é uma revista científica, nem um boletim informativo ou newsletter de uma instituição de I&D. A revista “INESC TEC Science & Society” reúne artigos de opinião dos investigadores especializados no tema em destaque em cada edição, procurando contextualizar, clarificar, apontar soluções que apoiem os decisores e possibilitem verdadeiros avanços científicos e tecnológicos.

Tecnologias baseadas em IA apoiam médicos em diagnóstico e rastreio

Nesta primeira edição, os leitores vão ficar a saber que interagimos com sistemas de Inteligência Artificial há muito tempo, mas que, na maior parte das vezes, não nos apercebemos dela. Saberão também que estes sistemas não são infalíveis e que ainda cometem erros ‘infantis’. No entanto, já existe uma tecnologia que possibilita a deteção automática de achados imagiológicos de COVID-19 em imagens de raio-X. A Inteligência Artificial é igualmente usada no rastreio da retinopatia diabética, no diagnóstico de cancro gástrico e de outras doenças oncológicas, apoiando a decisão dos médicos através de técnicas de ciência dos dados e de machine learning.

O capítulo “temas de atualidade” apresenta a STAYAWAY COVID, aplicação de rastreio digital de contactos para a COVID-19, desenvolvida em parceria com o ISPUP, que conta com 2,6 milhões de downloads. A esta junta-se o robô de desinfeção hospitalar, um meio seguro e sistemático para evitar infeções, que já está em testes no Hospital de S. Martinho em Valongo.

E porque continuamos a aprender com a história, lança-se aindas um olhar para o passado, evocando a epidemia de peste bubónica, que em 1899 conduziu ao cerco sanitário do Porto e isolou a cidade durante cinco meses.

Comunidade científica tem o dever de mostrar caminhos

Enquanto Laboratório Associado, o INESC TEC tem desempenhado um papel ativo no aconselhamento das entidades públicas dedicadas à ciência e inovação. “Ao longo dos nossos 35 anos de existência, temos vindo a contribuir para a definição de diretrizes de ciência, tecnologia e inovação que suportam as Políticas Públicas nacionais em áreas como a Energia, Saúde ou Competências Digitais”, recorda Artur Pimenta Alves, Professor Emérito da U.Porto e coordenador da revista.

Mário Amorim Lopes, professor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) e co-editor do Tema Especial, não tem dúvidas de que o propósito maior da ciência é melhorar as condições económicas e sociais da humanidade. “Acreditamos que os cientistas devem estar presentes na discussão de Políticas Públicas, pois, quando estas são baseadas na melhor evidência disponível e numa discussão aberta e plural, são a melhor garantia de uma sociedade mais próspera”, pode ler-se num dos artigos que assina.

Aurélio Campilho, catedrático recentemente aposentado da FEUP, que partilha a co-edição, concorda que a comunidade científica tem o dever de marcar presença, esclarecer, debater, opinar, mostrar caminhos. “É o que queremos fazer com a “INESC TEC Science & Society”, revela.

Duas edições por ano com subscrição gratuita

Disponível em formato eletrónico em português e em inglês, a revista terá dois números por ano, um publicado no outono e outro na primavera. Cada número abordará um tema especial, sem excluir outros artigos de oportunidade, sendo que o número do outono terá o mesmo tema que o evento anual Fórum INESC TEC do Outono.

Esta primeira edição tem como tema especial «A Ciência dos Dados, Inteligência Artificial e Saúde», “muito oportuno nas circunstâncias que estamos a atravessar”, como faz notar Artur Pimenta Alves.

“A próxima edição focará o tema Indústria” antecipa o Diretor Associado do INESC TEC.