A Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) vai acolher este sábado, dia 30 abril, o seminário “A Luta contra a pobreza em Portugal: desafios e oportunidades”, com a participação do Primeiro-Ministro, António Costa.

Com início marcado às 9h30, no Salão Nobre da FEP, a Sessão de Boas Vindas contará ainda com a presença do Diretor da FEP, José Varejão, do Presidente da Direção da EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza – Portugal, Padre Agostinho Jardim Moreira, e do Vereador dos Pelouros da Educação e da Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Fernando Paulo.

O programa do evento inclui a apresentação de um documento temático sobre pobreza, bem como uma mesa-redonda com a participação de Cidália Barriga, do Conselho Nacional de Cidadãos da EAPN Portugal, Carlos Farinha Rodrigues, do Departamento de Economia da Lisbon School of Economics and Management – Universidade de Lisboa, Rute Guerra, do Gabinete de Estratégia e Planeamento do MTSSS, Ana Cardoso, do Centro de Estudos para a Intervenção Social, e Francisco Assis, do Conselho Económico e Social.

Este seminário marca também o arranque do Congresso Nacional “Diálogos sobre Pobreza”, um evento que vai percorrer o país através de quatro seminários temáticos –  a realizar no Porto, Aveiro, Braga, Lisboa – com o propósito de assinalar os 30 anos de vida da EAPN Portugal.

O Congresso pretende trazer para a discussão pública a questão da pobreza e exclusão social, enquanto violação dos direitos humanos fundamentais e refletir sobre as diferentes dimensões que impactam e são impactadas pela condição de pobreza, contando com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

Mais informações (programa completo, programas dos vários seminários do congresso, documentos temáticos e formulário de inscrição) aqui.