O investigador Jorge Lima, do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) foi recentemente distinguido com a 6.ª edição do Prémio Rui Osório de Castro/Millennium BCP com um projeto que visa encontrar novas terapias para os tumores pediátricos do sistema nervoso central. Uma das duas menções honrosas foi atribuída ao investigador Bruno Sarmento, também do i3S, que se propõe melhorar o tratamento do meduloblastoma em doentes pediátricos.

Denominado «Ex-Brain», o projeto, agora premiado com 15 mil euros, será desenvolvido por uma equipa multidisciplinar, incluindo investigadores do i3S e do Ipatimup, bem como médicos especialistas do Centro Hospitalar Universitário de São João: O objetivo principal, explica Jorge Lima, “é produzir organoides ex-vivo, a partir de material cirúrgico de tumores do sistema nervoso central pediátricos (TSNCP), que funcionarão como modelo para testar fármacos de terapêutica dirigida e, desta forma, auxiliar a decisão clínica”.

Neste processo, continua o coordenador do projeto, “iremos determinar também o perfil molecular detalhado destes tumores, o que nos dará informação crucial sobre os fármacos de terapêutica dirigida mais relevantes para depois serem testados nos organoides”.

Para Jorge Lima, este projeto “irá produzir resultados – de biologia molecular e sensibilidade a fármacos – que poderão permitir encontrar novas abordagens terapêuticas, individualizadas para cada criança com TSNCP, contribuindo significativamente para a melhoria da sua sobrevida e qualidade de vida”. Ainda segundo o investigador do i3S, encontrar terapias individualizadas para combater este tipo de tumores “é particularmente relevante na oncologia pediátrica, uma vez que os atuais tratamentos de radio e quimioterapia têm efeitos adversos significativos e um impacto negativo na qualidade de vida dos sobreviventes.

A equipa tem ainda como objetivo “criar um biobanco de organoides de TSNCP, que poderão ser utilizados para investigações futuras de caráter fundamental e translacional, na procura de potenciais alvos e novas terapêuticas”. A nível institucional, sublinha Jorge Lima, “o EX-BRAIN irá fortalecer as relações entre diferentes entidades que operam na área da oncologia pediátrica e aproximar Portugal das melhores práticas europeias em oncologia pediátrica”.

Tratar o meduloblastoma em doentes pediátricos com nanopartículas

O júri do Prémio Rui Osório de Castro decidiu atribuir uma das menções honrosas ao projeto «Desenvolvimento de nanossistemas inovadores para tratamento do meduloblastoma pediátrico dirigidos ao metabolismo do microambiente tumoral», liderado pelo investigador do i3S, Bruno Sarmento.

O projeto distinguido tem como objetivo “estabelecer uma terapia direcionada para transportar, de forma específica, fármacos que interfiram com o metabolismo da glutamina até ao microambiente do meduloblastoma”. Trata-se de uma necessidade clínica premente, uma vez que existem poucas soluções de tratamento.

“Pretendemos desenvolver um sistema baseado em nanopartículas funcionalizadas à superfície, capazes de induzir a sua passagem através da barreira hemato-encefálica e de proteger os fármacos da metabolização precoce na corrente sanguínea. Desta forma, garantimos que os fármacos chegam ao destino pretendido, sem perda de eficácia pelo caminho”, explica Bruno Sarmento.

Com este projeto, continua o investigador, “esperamos contribuir substancialmente para o desenvolvimento de novos protocolos de tratamento e de sistemas baseados em nanopartículas e melhorar o tratamento de meduloblastoma em doentes pediátricos”.

Sobre o prémio

Atribuído pela primeira vez em 2016, o Prémio Rui Osório de Castro / Millennium bcp visa apoiar o desenvolvimento de projetos e iniciativas inovadoras na área da Oncologia Pediátrica.

Para além dos dois projetos liderados por investigadores do i3S, esta sexta edição distinguiu ainda – com uma menção honrosa – o projeto “À descoberta da plasticidade cerebral durante o desenvolvimento do cancro pediátrico (valance)”, liderado por Adriana Danes, do Champalimaud Center for the Unknown.

A cerimónia de entrega do prémio terá lugar no próximo dia 12 de fevereiro, no âmbito do 8.º Seminário de Oncologia Pediátrica (online), organizado pela Fundação Rui Osório de Castro.