A Porto Business School foi novamente eleita como uma das melhores escolas de negócios do mundo no segmento da educação executiva. Na mais recente edição do prestigiado Financial Times Executive Education Ranking – que contempla 75 instituições –, a Escola de Negócios da Universidade do Porto continua a progredir no «top 50», figurando agora no 34.º lugar, fruto de uma subida de seis posições em relação ao ano anterior.

A classificação da Porto Business School resulta da combinação das categorias Open e Custom na formação de executivos, em que ocupa a 42.ª e a 46.ª posição, respetivamente.

A escola portuense foi mesmo a única das cinco escolas portuguesas em competição a melhorar em ambas as categorias, tendo subido 11 posições na categoria Open e duas posições na categoria Custom.

Para José Esteves, dean da Porto Business School, “é um enorme orgulho voltar a figurar num ranking tão prestigiado como é o caso do Financial Times”.

“Estes resultados demonstram, uma vez mais, o sucesso do trabalho de antecipação e adaptação da Porto Business School às novas exigências do mundo dos negócios, tão marcado pela incerteza. Numa sociedade em constante transformação, nomeadamente no que diz respeito à inovação digital e tecnológica e à sustentabilidade, continuamos, ano após ano, a ser uma referência internacional na área da formação em gestão e a responder às necessidades atuais dos executivos”, reforça o responsável da Escola.

Sempre a subir

Na categoria Open, a Porto Business School destacou-se entre as restantes escolas portuguesas ao obter a pontuação mais elevada em “Satisfação Geral” (9.57, numa escala de 1 a 10). No inquérito às escolas, foi, também, a instituição portuguesa com melhor pontuação na variável “Escolas Parceiras”, tendo, ainda, melhorado a pontuação em “Participantes Internacionais”, “Localização” e “Escolas Parceiras”.

Já no inquérito aos participantes, a Porto Business School subiu a pontuação em seis dos nove indicadores, incluindo “Preparação”, “Desenho do Programa” e “Métodos e Materiais de Ensino”.

No que diz respeito à categoria Custom, a Porto Business School está no »top 3» nacional em “Satisfação Geral” (com uma pontuação de 7.41, numa escala de 1 a 10), posição que manteve em todas as variáveis no inquérito aos clientes.

Por sua vez, no inquérito corporativo, a Porto Business School melhorou a sua pontuação em 7 dos 9 indicadores, entre os quais “Desenho do Programa”, Métodos e Materiais de Ensino”, “Novas Competências e Aprendizagem” e “Relação qualidade-preço”.

Uma parceria de sucesso

Além da Porto Business School, a edição de 2023 do Financial Times Executive Education Ranking, que destaca as melhores escolas de negócios a nível internacional, conta com a presença de quatro outras escolas de negócios portuguesas.

Refira-se, ainda, que a Porto Business School e a Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) participam conjuntamente neste ranking do Financial Times (University of Porto | FEP-PBS), enquanto instituições de ensino nas áreas da economia, gestão e negócios da Universidade do Porto.

Como instituição de ensino, o propósito da Porto Business School é continuar a melhorar os respetivos programas e serviços, com o objetivo de proporcionar uma educação executiva relevante e de qualidade, educando líderes responsáveis e inovadores, que desejem criar impacto e que promovam práticas sustentáveis.