workshop_danca_teatro_300_200Estão abertas as inscrições para o workshop de dança e teatro dirigido por Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão, a decorrer na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) nos próximos dias 1, 2, 3, 8, 9 e 10 de dezembro, das 18h30 às 20h30. As inscrições são gratuitas para toda a comunidade da Universidade do Porto e membros da Tertúlia Crioula Portuense.

Este workshop realiza-se no âmbito do projeto “Da insaciabilidade no caso ou ao mesmo tempo um milagre”, de Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão, e propõe uma transmissão dos processos artísticos incluídos no trabalho de criação. Abordará especificamente o trabalho performativo, na interseção entre arte e teoria, sobre a seguinte citação de Almada Negreiros: “Saudade é a masturbação passiva dos que não sabem que a Natureza é suficientemente variada para que não haja necessidade de voltar atrás. A Velocidade move-se por entusiasmo e nunca descarrila da Felicidade”.

Inscrições e mais informações através do e-mail [email protected].

Joana von Mayer Trindade
Inicia percurso em dança aos 3 anos de idade com o Mestre Primin Treku. Em 1999 termina o Curso de Intérpretes de Dança Contemporânea do Forum Dança e dedica-se profissionalmente à dança. Intercala experiência profissional enquanto criadora e intérprete com formação nas artes,  académica  e prático-experimental, junto de inúmeros criadores/artistas e nacional e internacionalmente reconhecidos. Concluiu o curso “Essais” (2006) no “CNDC d’Angers” direção de Emmanuelle Huynh. Em 2013 concluiu o Mestrado SODA (Solo/Dança/Autoria) na Universidade das Artes de Berlim – UDK / HZT. Com Hugo Calhim Cristovão fundou em 2004 a associação NuIsIs ZoBoP, no seio da qual se criaram os solos She Will Not Live, VELEDA e ZOS (She will not Live), a peça “O céu é apenas um disfarce azul do inferno” programados em locais de excelência do território nacional: Festival Materiais Diversos, Festival Trama|Serralves, PT13| Montemor-o-Novo e 2.ª plataforma de criadores emergentes nacionais, Festival Cumplicidades, Festival TRAMA (Serralves),Festival Corpo + Cidade, Circular e Rivoli. Artista residente da Circular Associação Cultural. Professora convidada de Escola BalleTeatro, FAAIC e Pós- Graduação em Dança Contemporânea da ESMAE em colaboração com CMP e o Teatro Municipal do Porto.

Hugo Calhim Cristóvão
Encenador, Actor, Pedagogo, Investigador. Criador do grupo de pesquisa NuIsIs ZoBoP, onde dirigiu e dirige regularmente os processos de investigação continua Thanateros e Ex Nihilo. Criou, escreveu e dirigiu ABBADON para Paula Cepeda e SHE WILL NOT LIVE, VELEDA e ZOS (She Will Not Live), para Joana von Mayer Trindade. Direção conjunta com Joana von Mayer das peças MENINAS, BETWEEN BEING AND BECOMING, THE SAINTS GO MARCHING IN e O CÉU É APENAS UM DISFARCE AZUL DO INFERNO Licenciatura em Teatro-Interpretação e Direção de Atores, ESMAE-IPP. Licenciatura em Filosofia na FLUP. Mestrando Filosofia Contemporânea, tese sobre Austin Osman Spare. Lecionou Oficina de Expressão Dramática I e II no ensino secundário. Lecionou as disciplinas Corpo e Movimento Cénico II e III, Improvisação II, na Faculdade de Évora. Destaca experiências de trabalho com Conceição Nunes, Polina Klimovitskaia, Rogério de Carvalho, Malcolm Morrison, Min Tanaka, Christinne de Villepoix, Laurie Booth, Thomas Richards, Andrezj Mayak, Andrezj Sadowsky, Zygmunt Molik, Elizabete Disdier, Alain Richardson, Krystian Lupa e Guennadi Bogdanov.