O INESC TEC, em parceria com a Agência de Defesa Europeia e o Ministério da Defesa Nacional, através da Direção-Geral de Armamento e Infraestruturas de Defesa, vai organizar, pela primeira vez em Portugal, o Workshop de Sistemas Marítimos Europeus Não Tripulados. Focada no tema da Segurança Marítima, a terceira edição desta iniciativa tem como foco a apresentação de tecnologias e outros resultados de investigação, com aplicação civil e militar, desenvolvidos no âmbito do programa da Agência de Defesa Europeia para os Sistemas Marítimos Não Tripulados ou de outras iniciativas europeias.

Os Sistemas Marítimos Não Tripulados do futuro, a crescente autonomia dos Veículos Não Tripulados e as normas de segurança e de regulação associadas a este tipo de tecnologia na Europa serão alguns dos temas em análise no workshop. Realizado pela primeira vez em Portugal, na sequência da proposta do representante nacional do Ministério da Defesa Nacional no Comité de Gestão do programa junto da Agência de Defesa Europeia, o evento vai ter lugar no Fórum do Mar 2014 (Exponor, Leça da Palmeira) de 29 a 30 de maio.

Dirigido a investigadores e a utilizadores finais, o terceiro Workshop de Sistemas Marítimos Europeus Não Tripulados assume-se como um fórum privilegiado para discussão de ideias, identificação de tendências e paradigmas, estabelecimento de oportunidades de negócios e parcerias, nomeadamente no âmbito do programa Horizonte 2020. O workshop conta com personalidades de relevo no setor do mar, tais como Jorge Pereira, Principal Scientific Officer da Comissão da Europeia, Julio Dolado (Autoridade do Ministério Espanhol para a Economia e Competitividade – CDTI), Leendert Bal (Diretor de Operações da Agência de Segurança Marítima Europeia – EMSA) e José Cordeiro (Presidente da Associação Portuguesa de Aeronáutica, Espaço e Defesa – AED).

O workshop está aberto à indústria, a institutos de investigação, academia e organizações governamentais de estados membros da Agência de Defesa Europeia e da Noruega. A participação é gratuita, mas os lugares são limitados. Para assistir ao evento é necessário um registo prévio e sujeito a confirmação até dia 2 de maio de 2014, em http://ums2014.inescporto.pt/registration.