Encontra-se aberto o período para apresentação de candidaturas à edição 2013 dos Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico – Investigação Clínica e de Translação, no âmbito do acordo de cooperação entre Portugal e a Harvard Medical School.

O objectivo destes projetos é estimular a internacionalização e a cooperação entre as Faculdades de medicina e de ciências médicas e os principais laboratórios e centros de investigação na área das ciências da saúde. Em particular, procura-se uma ligação efetiva entre os projetos a desenvolver e as equipas e estrutura da Harvard Medical School.

O presente aviso destina-se a projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico no domínio da Investigação Clínica e de Translação.

Os projetos a financiar terão a duração máxima de 36 meses, sujeita a avaliação intercalar.

Prevê-se que o número de propostas a apoiar não exceda as três, com um total de financiamento máximo para cada proposta de 300.000 euros.

Podem candidatar-se a financiamento equipas constituídas necessariamente por grupos de investigação de, pelo menos, duas entidades nacionais distintas enquadradas nas tipologias a seguir indicadas e, pelo menos, uma equipa de investigação da Harvard Medical School (ou de outras Faculdades da Universidade de Harvard):

a) Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;

b) Laboratórios Associados;

c) Laboratórios do Estado;

d) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de Ciência e Tecnologia;

e) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em atividades de investigação científica.

A dotação orçamental total afeta ao presente concurso é de 900.000 euros.

As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa nas suas componentes principais, entre o dia 17 de julho de 2013 e as 17 horas, hora de Lisboa, do dia 25 de setembro de 2013.

Mais informações aqui ou junto da Unidade de Projetos da Universidade do Porto, através do e-mail [email protected].