No âmbito do novo Programa Quadro Horizonte 2020 (2014-2020) serão publicados a 11 de Dezembro mais de 60 concursos para 2014.

Neste contexto de grandes desafios para a Europa e, em particular, para Portugal, somos de novo postos à prova na nossa capacidade de organização estratégica e de conseguir uma boa articulação entre os vários setores da cadeia de valor, com vista à internacionalização e à inovação para um mercado dinâmico e competitivo. Espera-se uma transferência de conhecimento mais efetiva, partindo da investigação fundamental para o desenvolvimento de tecnologias e sua aplicação até à entrada no mercado, assim como para a exploração de respostas a problemas globais.

Irão abrir concursos nas três prioridades do H2020, Pilar I, Ciência Excelente; Pilar II, Liderança industrial e o Pilar III, Desafios Societais assim como em instrumentos de financiamento transversais.

No Pilar I encontra as Acções Marie Curie, os concursos do European Research Council (ERC) e as Infraestruturas de Investigação. Surgem, também, as Tecnologias Futuras Emergentes, FET, inicialmente apenas dedicadas ao TIC mas que são agora abertas a todos os domínios científicos.

No Pilar II, na Liderança em Tecnologias Industriais Facilitadoras (LEIT), estão as TIC, as Nanotecnologias, os Materiais, as Biotecnologias, a Produção Industrial e o Espaço. Dispõe ainda de medidas de apoio ao Acesso ao Financiamento de Risco e o Programa de Inovação para as PME (incentiva todas as formas de inovação em todos os tipos de PME).
Os desafios Societais (DS), que implicam uma resposta colaborativa multidisciplinar, intersetorial e internacional, estão no Pilar III: DS1, Alterações Demográficas e Bem-estar; DS2, Bio economia, Alimentação, Agricultura e Agua; DS3, Energia Segura, Limpa e Eficiente; DS4, Transportes Inteligentes, Verdes e Integrados; DS5, Ação Climática, Ambiente, Gestão Eficiente de Recursos e Matérias-primas; DS6, Sociedades Inclusivas, Inovadoras e Reflexivas e, finalmente, DS7, Sociedades Seguras.

Há ainda instrumentos que visam uma aproximação da sociedade à ciência (Science with and for society). Finalmente, Portugal está numa posição especialmente favorável quanto ao programa preconizado para melhorar a capacidade de participação das instituições de ensino superior e de investigação nos programas europeus, o Widening, que engloba asEra-Chairs, o Teaming e o Twinning.

Para mais informações contacte a Unidade de Projetos da Universidade do Porto através do e-mail [email protected].