Encontram-se abertas, até 18 de junho de 2021, as inscrições para a 1.ª edição da Escola de Verão sobre Robótica Marinha, uma iniciativa promovida no âmbito do Programa MIT Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), e que vai decorrer de 19 a 30 de julho, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Esta Summer School tem como alvo um grupo multidisciplinar de estudantes, sendo orientada para estudantes finalistas ou graduados preferencialmente de ciências da engenharia (por exemplo, mecânica, eletrotécnica e similares). No entanto, estudantes de outras áreas científicas, tais como bioengenharia, geologia, biologia marinha, geofísica e oceanografia, também se poderão candidatar.

Durante duas semanas, os 15 a 20 participantes selecionados trabalharão, presencialmente, num projeto envolvendo um glider subaquático, que incluirá testes em ambiente marinho. O resultado esperado é que estes estudantes adquiram experiência em robótica marinha, mais especificamente nas suas aplicações à observação do oceano, arqueologia, e mapeamento de ecossistemas.

O curso é organizado pelo MIT Portugal em colaboração com o Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS- FEUP), o Laboratório Colaborativo para o Atlântico (CoLAB Atlantic), a Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM) e o Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Mais informações aqui, ou através do e-mail [email protected].