Estão abertas, até 11 de fevereiro de 2024, as candidaturas à Unidade de Formação “Intervenções em Estruturas de Edifícios Antigos”, promovida pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), ao abrigo do Programa de Formação Multidisciplinar da U.Porto – Impulso Jovens STEAM & Impulso Adultos, cofinanciado pelos fundos do programa «Next Generation EU» do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Unidade de Formação “Intervenções em Estruturas de Edifícios Antigos” tem por objectivo proporcionar uma abordagem qualitativamente informada dos princípios e métodos por que se deve reger o processo de intervenção em estruturas de alvenaria e de madeira de edifícios antigos. Complementarmente, são também tratados os problemas específicos associados à recuperação de elementos e estruturas de ferro, aço e betão, dado o relevo que estas estruturas já assumem no contexto do património arquitectónico moderno.

O curso funcionará em regime presencial admitindo-se ainda o funcionamento B-learning. Os estudantes que pretendam frequentar exclusivamente online deverão indicar o facto na candidatura.

“Intervenções em Estruturas de Edifícios Antigos” integra o plano de estudos do Curso de Estudos Avançados em Património Arquitectónico (CEAPA) e vai decorrer de 1 de março a 13 de julho de 2024, semanalmente às 6.ª feiras, entre as 9h00 e as 11h00, na FAUP.

Destina-se a profissionais, do setor público ou privado, tradicionalmente identificados com a gestão e a intervenção no património arquitetónico, nomeadamente profissionais de arquitetura (cuja formação de base é considerada particularmente adequada para a respetiva frequência), de engenharia, de arqueologia, história, conservação e restauro, e áreas correlacionadas.

Estão disponíveis nove (9) bolsas PRR para o conjunto das três Unidades de FormaçãoMateriais e Técnicas de Revestimentos Antigos”, “Intervenções em Estruturas de Edifícios Antigos” e “Teorias de Reabilitação da Cidade”.

Mais informações sobre os conteúdos programáticos, o processo de candidatura e o calendário do curso podem ser consultadas aqui.