Encontram-se abertas, até 8 de fevereiro de 2023, as candidaturas para a 9.ª edição do curso prático online “Bioinformática Molecular”, a decorrer entre os dias 8 e 12 de maio de 2023, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP).

Destinado a investigadores, técnicos, licenciados e estudantes de pós-graduação na área da Saúde (Ciências Biológicas e Médicas), este curso tem como objetivo a aquisição de conhecimento teórico e prático sobre ferramentas bioinformáticas utilizadas na investigação em ciências biológicas e da saúde.

Contando com uma forte componente hands-on, a formação abrange temas-chave na bioinformática, tais como bases de dados e obtenção de sequências, alinhamento de sequências, análise de sequências nucleotídicas e proteicas para aferição de funções biológicas, desenho de primers e siRNA, procura da ontologia de genes e integração de dados biológicos.