European Health Catapult

Encontram-se abertas até 27 de março de 2019 as candidaturas ao European Health Catapult, um programa de formação e competição na Europa que impulsiona o desenvolvimento de empresas de elevada qualidade na área de saúde, dando-lhes visibilidade junto de importantes especialistas e investidores internacionais. As start-ups estarão envolvidas na rede EIT Health de empresas mundiais líderes em tecnologia médica, biotecnologia, farmacêutica e TI e de organizações de excelência em investigação na área de saúde, bem como na EIT Health Investors Network, rede que une investidores internacionais (VCs, Corporate VCs, Business Angel, and Crowd Investors). O programa é organizado pela EIT Health e com o apoio do Health Axis Europe.

Quem se deve candidatar?

O programa está aberto para micro e pequenas empresas (<50 empregados), spin-offs e start-ups (já constiuídas) que:

  • Sejam ativas nas áreas de Tecnologia Médica, Biotecnologia e Saúde Digital;
  • Estejam operacionais num país da União Europeia
  • Tenham conceitos de negócio inovadores
  • Estejam à procura de uma ronda de financiamento Série A
  • Sejam autoavaliadas em, pelo menos, 1 milhão de euros

Projetos de desenvolvimento de medicamento também são elegíveis.

O programa:

  • As empresas interessadas candidatam-se para participar a nível regional;
  • As sete competições regionais serão organizadas com base na estrutura regional do EIT Health;
  • As empresas start-up só podem candidatar-se a uma região. Estas são aconselhadas a inscreverem-se no gabinete regional com o qual é mais provável que se associem. Por exemplo, as empresas devem se identificar com essa região, ter a sua empresa registrada nessa região ou ter um segundo escritório nessa região. É importante estar ciente de que a participação presencial em eventos locais pode ser necessário

A competição vai passar por três etapas:

No total, 42 equipas (14 por categoria) serão nomeadas nos sete Co-Location Centers (CLCs). As equipas selecionadas serão convidadas para um programa de formação compacto de preparação de equipas e um dia de seleção com uma competição em cada categoria. As vantagens desta fase incluem a revisão do plano de negócios, treino de pitch e visibilidade junto de especialistas e investidores.

Metade destes semifinalistas – um total de 21 equipas (sete por categoria) – serão escolhidos nos dias de treino e seleção, e serão convidados para participar nas finais durante o EIT Health Summit. Os custos de viagem serão cobertos.

No EIT Health Summit, os “melhores dos melhores” planos de negócios em Tecnologia, Biotecnologia e Saúde Digital serão selecionados por um painel de especialistas. Os três primeiros finalistas nessas categorias receberão um prémio com base na respetiva colocação. O montante máximo de todos os prémios atribuídos será de € 200.000.

As candidaturas devem ser submetidas através da plataforma de aplicações EIT Health, disponibilizada pela Optimy.

Mais informações aqui