Encontram-se abertos dois convites à apresentação de propostas ao abrigo do Programa “Ideias” do Sétimo Programa-Quadro de I&DT (7º PQ). O programa “Ideias”, implementado através do Conselho Europeu de Investigação (CEI), visa reforçar a competitividade europeia ajudando a atrair e fixar os cientistas mais talentosos, apoiando a investigação de alto risco e maior impacto, e promovendo investigação científica de ponta em áreas novas e emergentes.

Convite ERC 2013-CoG (Consolidator Grants)

As Consolidator Grants do CEI foram desenhadas para apoiar investigadores avançados na fase em que consolidam a sua equipa ou o seu programa de investigação independente. Têm por objetivo fortalecer equipas de investigação individuais, independentes e excelentes, recentemente criadas. As candidaturas devem enquadrar-se nos seguintes domínios de investigação:

– Ciências Físicas e Engenharia;

– Ciências da Vida;

– Ciências Sociais e Humanas.

A data limite para a submissão de propostas ao concurso ERC-2013-CoG é 21 de fevereiro de 2013 (17:00 hora local de Bruxelas).

 

Convite ERC-2013-PoC (Proof of Concept)

 

As subvenções para prova de conceito do CEI são destinadas apenas a investigadores que beneficiem ou tenham já obtido financiamento através do Conselho Europeu de Investigação (CEI), servindo essencialmente para apoiar os investigadores a criar condições de viabilidade técnica, económica e financeira do projeto, verificar direitos de propriedade intelectual, preparar respostas para investidores e cobrir despesas iniciais para a criação de empresas.

A data intermédia para a submissão de propostas ao concurso ERC-2013-PoC é 24 de abril de 2013 (17:00 hora local de Bruxelas).

A data final para a submissão de propostas é 3 de outubro de 2013 (17:00 hora local de Bruxelas).

 

Para mais informações, consulte a página dos concursos ou contacte a Unidade de Projetos e Fundraising, [email protected].