Encontra-se aberto um convite à apresentação de propostas na área dos sistemas de computação incorporados, no âmbito da Iniciativa Tecnológica Conjunta ARTEMIS (JTI) do programa específico Cooperação do 7º Programa-Quadro de I&DT (7º PQ de I&DT). As JTI são parcerias público-privadas no domínio da investigação a nível europeu e têm como objetivo apoiar agendas de investigação comuns ambiciosas, em domínios cruciais para a competitividade e o crescimento, contribuindo assim para a construção do espaço europeu da investigação e para o objetivo de reforço da competitividade da Europa. A ARTEMIS JU é uma parceria público-privada com enfoque nos Sistemas de Computação Incorporados, na qual participam os Estados Membros/Associados ARTEMIS, a Comissão Europeia e a ARTEMISIA (associação industrial que representa os atores europeus em I&D nesta área).

O concurso (ARTEMIS-2013-1) é dirigido a universidades, institutos de investigação, laboratórios associados e do Estado, pequenas, médias e grandes empresas, entre outros. Serão financiados projetos de investigação fundamental, projetos de investigação aplicada e/ou industrial e projetos de desenvolvimento experimental, nomeadamente nas tipologias ARTEMIS Sub-Programmes (ASPs) e ARTEMIS Innovation Pilot Projects (AIPPs). Os projetos devem ter uma duração de 36 meses. As equipas portuguesas têm de submeter à FCT um formulário nacional relativo à justificação do orçamento.

A data para submissão de propostas é dia 6 de junho de 2013.

Para mais informações, consulte a página do concurso ou contacte a Unidade de Projetos e Fundraising, [email protected].