Encontram-se abertos três convites à apresentação de propostas ao abrigo do Programa “Pessoas” do Sétimo Programa-Quadro de I&DT (7º PQ). Através das Ações Marie Curie, o Programa “Pessoas” dedica-se ao fortalecimento do potencial humano na Europa, nos campos da investigação e da tecnologia, encorajando os investigadores europeus a permanecer na Europa e atraindo para a Europa investigadores de todo o mundo. Os convites enquadram-se em três das tipologias das Ações Marie Curie orientadas para a mobilidade de investigadores experientes (os candidatos devem ter o grau de doutor ou experiência de investigação de, pelo menos, quatro anos de trabalho a tempo inteiro adquirida após a obtenção de um grau que dê acesso a estudos de doutoramento). Os projetos podem enquadrar-se em todos os domínios da investigação científica e tecnológica de interesse para a União Europeia, excetuando os domínios de investigação cobertos pelo Tratado EURATOM.

 

Convite FP7-PEOPLE-2013-IEF

O objetivo das Bolsas Intra-Europeias para Evolução na Carreira (IEF) é proporcionar formação avançada a investigadores europeus, promovendo a circulação no espaço europeu para prossecução do seu projeto de investigação. Os projetos assentam num programa pessoal de evolução na carreira acordado entre o investigador e o seu orientador na instituição de acolhimento, podendo prever a aquisição de conhecimentos novos e/ou complementares e a mobilidade transnacional. O apoio financeiro é concedido por um período de 12 a 24 meses (equivalente a tempo inteiro) a projetos apresentados por investigadores de países da UE ou de Estados Associados em ligação com uma instituição de acolhimento num país da UE ou num Estado Associado.

 

Convite FP7-PEOPLE-2013-IIF

O objetivo das Bolsas Internacionais de Entrada (IIF) é proporcionar formação em investigação a investigadores oriundos de países terceiros (não europeus) numa instituição anfitriã localizada na Europa. Os projetos assentam na transferência de conhecimento para a instituição de acolhimento ou estabelecimento ou desenvolvimento de colaborações entre a Europa e o resto do mundo. O apoio financeiro é concedido por um período de 12 a 24 meses (equivalente a tempo inteiro) a projetos individuais apresentados por investigadores de países terceiros, fora da Europa.

 

Convite FP7-PEOPLE-2013-IOF

O objetivo das Bolsas Internacionais de Saída (IOF) é proporcionar formação avançada a investigadores europeus numa instituição anfitriã localizada num país terceiro (fora da Europa). Os projetos assentam no estabelecimento  de um programa de investigação e plano pessoal de evolução na carreira acordado entre o investigador com o orientador na instituição de acolhimento, podendo prever o desenvolvimento e aprofundamento das capacidades de investigação (multi ou interdisciplinares), a experiência intersectorial e outras competências complementares. O apoio financeiro é concedido durante um período até 36 meses a projetos apresentados por investigadores de países da UE ou de Estados Associados. Este período inclui obrigatoriamente uma fase de saída (1 a 2 anos) num país terceiro, seguida de uma fase de regresso à Europa. A instituição de acolhimento pode ser uma universidade, um centro de investigação ou uma empresa estabelecida ou situada num país terceiro, para a fase de saída, e num país da UE ou Estado Associado, para a fase de regresso.

A data limite para a submissão de propostas aos três concursos é 14 de agosto de 2013 (17:00 hora local de Bruxelas).

Para mais informações, consulte a página dos concursos ou contacte a Unidade de Projetos e Fundraising, [email protected].