O Núcleo U.Porto Solidária, em parceria com a CASES-Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, promove, entre março e maio de 2024, um ciclo de sessões de formação/sensibilização para o voluntariado, a decorrer nos três polos da Universidade do Porto.

Nestas sessões, vai-se aprofundar e disseminar a prática informada do voluntariado, reconhecendo o papel que este tem no desenvolvimento de competências enquanto expressão do exercício da solidariedade e de uma cidadania ativa.

A parte da manhã (10h00-13h00) da formação será dedicada ao tema “Voluntariado: Capacitação para uma Participação Responsável”, e dirige-se sobretudo a quem faz ou pretenda vir a fazer voluntariado.

Já da parte da tarde (16h00-19h00), refletir-se-á sobre a “Promoção do Voluntariado Responsável e Seguro”, num momento especialmente destinado a gestores/coordenadores de voluntariado, dirigentes associativos, técnicos e outras pessoas que tenham interesse na área

As sessões já agendadas terão lugar nos dias: 19 de março e 9 de abril, na Reitoria da U.Porto; 16 de abril, no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS); e 15 de maio, na Faculdade de Engenharia (FEUP).

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia e limitada à lotação da(s) sala(s).