Encontra-se aberto concurso para a atribuição de uma Bolsa de Investigação (BI), no âmbito das atividades do projeto projeto Inflamação e lesão vascular na obesidade infantil – Impacto no rim (PTDC/DTP-PIC/0239/2012), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Áreas Científicas: Diagnóstico, Terapêutica e Saúde Pública – Investigação Clínica

Requisitos de admissão: São elegíveis candidatos com grau de Mestre na área da matemática e/ou bioestatística.

Será valorizada a experiência de investigação biomédica, particularmente se envolver recolha de dados longitudinais em humanos em áreas relacionadas com a temática do projeto. Será também valorizada a experiência profissional em investigação científica integrada numa instituição académica, em especial a experiência na análise estatística avançada, nomeadamente na utilização de modelos de predição e modelação de equações estruturais. Serão também valorizados trabalhos científicos publicados sob a forma de resumo ou de artigo por extenso. Os candidatos deverão ser fluentes na língua inglesa, de preferência com um diploma que o ateste. É fundamental que a candidatura inclua uma carta de motivação na qual o candidato deverá expor as razões pelas quais: 1) quer trabalhar em investigação científica; 2) se candidata a uma bolsa no ISPUP; 3) o seu perfil académico, experiência profissional e características pessoais são adequados à bolsa.

Plano de trabalhos: O bolseiro será responsável pelo recrutamento dos participantes do projeto, gestão do trabalho de campo para colheita de informação, organização e informatização dos dados. Dados os objetivos do projeto, o bolseiro será responsável pela análise de dados tendo em consideração medições repetidas dos mesmos indivíduos e a avaliação da relação causal de múltiplos sistemas. Participará na comunicação dos resultados.

Legislação e regulamentação aplicável: Regime Jurídico do Estatuto do Bolseiro de Investigação (Lei N º 40/2004, de 18 de Agosto, republicado em anexo do Decreto-Lei n º 202/2012, de 27 de Agosto.) E de acordo com o Regulamento e Normas para  Atribuição e Gestão de Bolsas (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/normasbolsasemprojectosunidades.phtml.pt) e Formação avançada de Recursos Humanos da FCT (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local e Orientação Científica: O trabalho será desenvolvido no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, sob a orientação científica da investigadora responsável, Doutora Ana Azevedo Cardoso de Oliveira.

Duração da bolsa: A bolsa terá à duração de 12 meses, podendo ser renovada até uma duração máxima de 24 meses.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 980 €, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores.phtml.pt).

Métodos de selecção: Os métodos de selecção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular (10 valores) e entrevista (10 valores), com a valoração final de 20 valores. Serão realizadas entrevistas/conferência a um máximo de 5 pessoas. Os resultados finais estarão disponíveis em www.ispup.up.pt.

Composição do Júri de Selecção:

Presidente do júri:                              Doutora Ana Azevedo

Vogal efectivo:                                    Doutor Henrique Barros

Vogal efectivo:                                    Doutora Ana Cristina Santos

Vogal suplente:                                   Doutor Milton Severo

Vogal suplente:                                   Doutora Marta Pereira

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Toda a informação relevante será publicada no site do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto http://www.ispup.up.pt/

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período 11 a 24 de junho de 2013.

Documentos necessários: i) Carta de motivação; ii) Curriculum Vitae, datado e assinado; iii) Certificado de habilitações académicas.

Entrega das candidaturas As candidaturas devem ser formalizadas através do envio de e-mail para [email protected] ou por correio registado (ou entregues pessoalmente) para: Joana Ferreira, Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, Rua das Taipas 135, 4050-600 Porto (Telef: 222 061 820)