Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (grau Mestre) no âmbito do projeto “Integrated low temperature methanol steam reforming and high temperature polymer electrolyte membrane fuel cell”, (BeingEnergy), cofinanciado pela FCH Joint Undertaking no âmbito do 7.º PQ.

Texto do anúncio
Área Científica: Engenharia Química

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, detentores de Mestrado em Engenharia Química. Será dada preferência a candidatos que demonstrem terem experiência/formação específica em áreas afins aos conteúdos do programa de trabalho do projeto BeingEnergy, e especialmente na remoção do CO2 de uma corrente rica em hidrogénio, por processos ciclicos de adsorção.

Plano de trabalhos: O trabalho a realizar consistirá na remoção do CO2 de uma corrente rica em hidrogénio, por processos ciclicos de adsorção.

Legislação e regulamentação aplicável: : Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Processos, Energia e Ambiente (LEPAE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Prof. Doutor Adélio Miguel Magalhães Mendes.

Duração da bolsa e Regime de Atividade: A bolsa terá início previsto em outubro de 2013 e terá a duração de 6 meses, em regime de exclusividade.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a € 980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores).

Métodos de seleção: Será realizada uma pré-seleção com base na avaliação curricular e caso seja necessário, será realizada posteriormente uma entrevista aos candidatos selecionados. O método de seleção basear-se-á na avaliação curricular (60 %) e numa entrevista (40 %).

Composição do Júri de Seleção:

Presidente: Prof. Doutor Adélio Miguel Magalhães Mendes

Vogal Efetivo: Prof. Doutor Fernão Domingos de Montenegro Baptista Malheiro de Magalhães

Vogal Efetivo: Prof. Doutora Margarida Maria da Silva Monteiro Bastos

Vogal Suplente: Doutora Marta Ferreira da Silva Boaventura

Vogal Suplente: Doutora Luísa Manuela Madureira Andrade

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por classificação final, no site da Universidade do Porto https://noticias.up.pt/oportunidades/, e os candidatos informados por email da lista ordenada por classificação final.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12-09-2013 a 25-09-2013.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para [email protected], com conhecimento para [email protected] indicando a referência do concurso (ref.: BeingEnergy 1 CO2– Mestre)   e acompanhadas dos seguintes documentos: carta de candidatura indicando a motivação para a participação neste projeto de investigação, Curriculum Vitae, certificado de habilitações com as classificações obtidas em todas as disciplinas e outros documentos comprovativos considerados relevantes.