O CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto) abre concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação para Mestre no âmbito do projeto de I&D MarRISK.

Referência:  MarRISK/BI-MSc/2018-084

Projeto: MarRISK – Adaptação costeira face às mudanças climáticas: conhecer os riscos e aumentar a resiliência

Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses,  em regime de exclusividade, com início previsto em Dezembro de 2019 e renovável dentro dos termos legais.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, no EcoBioTec Group,  sob a orientação científica do Dr. Sandra Ramos.

Área de trabalho: Ciências do Ambiente

Descrição do Trabalho: As actividades a desenvolver no CIIMAR estão integradas no projeto “MarRISK – Adaptação costeira face às mudanças climáticas: conhecer os riscos e aumentar a resiliência” quese foca no estudo dos serviços ecossistémicos prestados pelos hanitats dunares ao longo da costa noroeste de Portugal. O plano de trabalho inlcui uma fase inicial dedicada à compilação e processamentro de dados relacionados com condições geomorfológicas e oceanográficas da área de estudo. Depois, os principais serviços ecossitémicos e benefícios sociais prestados pelos habitats dunares serão analisados e mapeados usando modelos do estado da arte como o InVEST, nomeadamente modelos de protecção costeira e vulnerabilidade costeira para testar diferentes cenários (protecção/não protecção, cenários futuros de hidrodinâmica) relacionados com as alterações cllimáticas. O plano de trabalho também inclui o processamento e análise de dados e preparação de resultados técnicos considerados no projeto.

Habilitações académicas: Os candidatos devem possuir Licenciatura em Biologia e Mestrado na área da Ecologia ou áreas relacionadas, com classificação superior a 16 valores (em 20). Mais condições no edital.

Valor mensal da bolsa: O montante da bolsa corresponde a 980€ mensais, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas directamente pela FCT.

Entidade Financiadora: financiado pelo Programa EP – INTERREG V A Espanha Portugal (POCTEC), através do Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional (ERDF)

Submissão candidaturas: As candidatuiras devem ser entregues por correio para Secretariado, CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental, Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões, Av. General Norton de Matos s/n, 4450-208 Matosinhos e em simultâneo por e-mail para: [email protected].

Edital: mais informações no edital.