Encontra-se aberto até 30 de maio de 2013 um concurso para a atribuição de uma Bolsa de Gestão para a Ciência e Tecnologia para Mestres na área da Museologia Científica, a decorrer no Museu de História Natural da Universidade do Porto.

Serão admitidos a concurso candidatos (as) com Mestrado nos domínios da Museologia de Ciência, Ciências Biológicas, Divulgação de Ciência e, de uma forma geral, outros domínios das Ciências Exatas e Naturais.

Dá-se preferência a candidatos (as) com experiência prévia de trabalho em Museu de História Natural e da Ciência. Dá-se ainda preferência a candidatos que tenham experiência na construção, uso e gestão de bases de dados.

O bolseiro deverá integrar-se num amplo projeto de recuperação do Museu de História Natural da Universidade do Porto, nomeadamente na conceção e concretização de uma componente museográfica. Espera-se que colabore com os curadores na manutenção, digitalização e valorização das coleções, bem como em todos os meios que promovam a sua divulgação.

O bolseiro selecionado deverá, também, dar formação a voluntários e estudantes em todos os aspectos da museologia de ciência, bem como participar e coordenar visitas didáticas às coleções e em todas as atividades de divulgação levadas a cabo pelo Museu de História Natural.

Legislação e regulamentação aplicável: Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica), alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto (Alteração ao Estatuto do Bolseiro de Investigação); Regulamento n.º 234/2012, de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e Tecnologia, I.P. (D.R., 2.ª série, n.º 121, de 25 de Junho).

O trabalho será desenvolvido no Museu de História Natural da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Professor Doutor Nuno Ferrand de Almeida.  A bolsa terá à duração de 12 meses, com início previsto em 15 de junho de 2013, podendo o contrato de bolsa ser renovado de acordo com o disposto no nº 2 do artigo 4 do Regulamento de Bolsas da FCT (Regulamento nº 234/2012, D.R., 2ª série, nº 121, de 25 de junho).

O montante da bolsa será fixado, com base no intervalo 980 – 1480 euros, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País.

Os métodos de seleção a utilizar serão a avaliação curricular (30%), a experiência e formação no âmbito dos objetivos do projeto (60%) e a motivação do(a) candidato(a) (10%). Os cinco primeiros (as) classificados (as) poderão ser sujeitos (as) a entrevista para seleção do(a) candidato(a) aprovado(a). O júri poderá não atribuir a bolsa se a qualidade dos candidatos for inferior à pretendida.

O Júri será presidido por Nuno Ferrand de Almeida e pelos vogais: Jorge Rocha e António Múrias dos Santos, e como suplente Rubim Silva, Professores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Os resultados finais da avaliação serão publicitados através de lista ordenada a afixar nas instalações da Universidade da Porto, sendo o(a) candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio electrónico ou telefone. Os resultados do concurso serão comunicados aos restantes candidatos através de correio electrónico.

As candidaturas devem ser enviadas exclusivamente por correio eletrónico para: [email protected], devendo ser constituídas obrigatoriamente por um Curriculum Vitae; certificado de habilitações e carta de motivação.