VIII Encontro Internacional sobre Educação Artística, acolhido na Universidade Eduardo Mondlane, através da Escola de Comunicação e Artes (ECA/UEM), surge na sequência do compromisso que o Grupo de Estudo sobre Ensino Artístico em Moçambique assumiu aquando da presença desta delegação e apresentação no anterior encontro (Cabo Verde, 2021). Na ocasião, sublinhou-se a necessidade de dar continuidade ao debate iniciado, no que diz respeito aos desafios da educação artística na CPLP, enfocando no entendimento das forças e das fragilidades instaladas nas práticas de Ensino Artístico em Moçambique e abrindo à sub-região da Comunidade de Desenvolvimento de África Austral (SADC).

O VIII Encontro Internacional sobre Educação Artística irá decorrer nos dias 15, 16 e 17 de novembro de 2023, na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane (ECA-UEM), na cidade de Maputo, Moçambique.

A genealogia deste Encontro remonta ao relacionamento iniciado em 1996 pelo movimento intercultural IDENTIDADES dentro da CPLP. O IDENTIDADES_Coletivo de Ação – Investigação que se instala no Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedade (i2ADS), sediado na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), assumiu a realização bianual deste encontro em colaboração com pessoas e instituições dos vários contextos com quem se mantém relacionamento desde então. A história iniciou-se em 2010, no Mindelo, ilha de São Vicente, Cabo Verde, passando pelo Porto, Portugal; Cariri, Brasil; Tondela, Portugal; Ceará, Brasil. É na 8ª edição que nos encontramos em Maputo, Moçambique.

O prazo para submissão de comunicações sobre Artes e Educação Artística decorre  até 10 de julho de 2023, nas seguintes linhas temáticas:

• Práticas de Educação Artística
  • Políticas de descolonização das Artes e da Educação Artística
  • Extensão nacional do ensino artístico
  • Formação de professores para o Ensino Artístico
  • Desafios das Artes e da Educação Artística na era digital em Moçambique
  • Arte, Cultura e Sociedade Contemporânea

Os autores devem apresentar os resumos das comunicações, expondo claramente os objetivos, metodologia, resultados e, nas conclusões, enfatizar o que de novo existe como resultado do trabalho de investigação, suas implicações e potenciais aplicações. A submissão dos resumos é feita através do seguinte formulário: https://shorturl.at/abdt1