A Universidade do Porto iniciou esta quarta-feira, 2 de junho, um conjunto de debates públicos entre os membros das listas candidatas às eleições para os representantes dos Professores e Investigadores e o representante dos Não docentes e Não investigadores no Conselho Geral da instituição, para o quadriénio 2021-2025.

Conhecidas que estão as sete listas candidatas, e a menos de duas semanas do ato eleitoral (marcado para os dias 14 e 15 de junho de 2021), estes debates – com a duração de uma hora e meia – têm como objetivo dar a conhecer à comunidade as ideias e propostas de cada uma das listas candidatas a ocupar aquele que é um dos principais órgãos de governo da Universidade.

O primeiro debate (ver vídeo integram abaixo) juntou no Salão Nobre da Reitoria um membro de cada uma das cinco listas candidatas à eleição dos representantes dos docentes e investigadores. A moderação ficou a cargo de Samuel Silva, jornalista do jornal Público, a quem coube colocar questões e lançar os tópicos de discussão.

Para além deste, está ainda prevista a realização de mais dois debates, a decorrer no dia 9 de junho. O primeiro tem início às 11h30 e terá novamente como protagonistas os membros das cinco listas candidatas à eleição dos representantes dos docentes e investigadores. A moderação será assegurada por Cláudia Viana, jornalista da RTP.

Da parte da tarde, a partir das 17h00, será a vez de se “enfrentarem” os dois candidatos a representante dos Não docentes e Não investigadores, num debate com moderação de José António Pereira, jornalista da RTP.

De modo a assegurar o cumprimento das regras sanitárias, os debates são realizados à porta fechada e têm transmissão em direto no canal de Youtube da U.Porto.

Sete listas na corrida

É então já nos próximos dias 14 e 15 de junho que a comunidade académica será chamada a eleger os 12 representantes dos professores e investigadores, bem como o representante do pessoal não docentes e não investigador que, durante os próximos quatro anos, vão integrar o Conselho Geral da U.Porto.

À eleição dos representantes dos docentes e investigadores apresentaram-se cinco listas candidatas de 12 membros efetivos e outros tantos membros suplentes: Lista A – “Recentrar a Universidade com Visão Estratégica”; Lista B: “Juntos por uma Universidade de Excelência”; Lista C – “Pela Universidade: Participação e Cultura Democrática”; Lista D – “Renovar e Fortalecer”; e Lista E – “Pensar o Passado e Projetar o Futuro”.

Já para a eleição do único representante dos não docentes e não investigadores no Conselho Geral são duas as listas candidatas: Lista A: “Unidos na UP”, encabeçada por Hugo Manuel Mendonça (FADEUP); e Lista B – “Por uma Universidade de Qualidade, Unida, Sustentável e voltada para o Futuro”, liderada por Vítor Manuel Oliveira Silva (REIT).

Toda a informação relativa ao processo eleitoral (listas candidatas, cadernos eleitorais, mesas de voto, etc.) encontra-se disponível para consulta na página criada para o efeito no SIGARRA da U.Porto. Nesta página será também colocada toda a informação relevante para conhecimento do processo eleitoral, bem como os resultados que forem sendo obtidos.

Sobre o Conselho Geral

O Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da Universidade do Porto. Para além da eleição do Reitor, as suas competências incluem a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O Conselho Geral da U.Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.

Os representantes dos estudantes são eleitos em períodos bienais, tendo o seu último ato eleitoral ocorrido em novembro de 2020. Já os membros externos serão definidos apenas após o ato eleitoral de 14 e 15 de junho, quando os novos membros eleitos do Conselho Geral se reunirem pela primeira vez para definir a lista de personalidades a cooptar.