Concluído que está o período de validação de candidaturas, são já conhecidos os nomes dos membros das sete listas de candidatos que se vão apresentar às eleições para os representantes dos docentes e investigadores e o representante dos não docentes e não investigadores no Conselho Geral da Universidade do Porto, para o quadriénio 2021-2025.

À eleição dos representantes dos docentes e investigadores apresentaram-se cinco listas candidatas de 12 membros efetivos e outros tantos membros suplentes: Lista A – “Recentrar a Universidade com Visão Estratégica”; Lista B: “Juntos por uma Universidade de Excelência ”; Lista C – “Pela Universidade: Participação e Cultura Democrática” ; Lista D – “Renovar e Fortalecer”; e Lista E – “Pensar o Passado e Projetar o Futuro”.

Já para a eleição do único representante dos não docentes e não investigadores no Conselho Geral apresentaram-se duas listas candidatas encabeçadas por um único membro efetivo: Lista A: “Unidos na UP”, encabeçada por Hugo Manuel Mendonça (FADEUP); e Lista B – “Por uma Universidade de Qualidade, Unida, Sustentável e voltada para o Futuro”, liderada por Vítor Manuel Oliveira Silva (REIT).

Recorde-se que, fruto das circunstâncias causadas pela pandemia de COVID-19, e pela primeira vez,  as eleições para o Conselho Geral vão decorrer durante dois dias, a 14 e 15 de junho de 2021. Na ocasião, a comunidade académica será chamada então a eleger os 12 representantes dos professores e investigadores, bem como o representante do pessoal não docentes e não investigador que, durante os próximos quatro anos, vão integrar o órgão de governo responsável, entre outras competências, pela eleição do Reitor da Universidade.

Toda a informação relativa ao processo eleitoral encontra-se disponível para consulta na página criada para o efeito no SIGARRA da U.Porto. Nesta página será também colocada toda a informação relevante para conhecimento do processo eleitoral, bem como os resultados que forem sendo obtidos.

Sobre o Conselho Geral

O Conselho Geral é um dos principais órgãos de governo da Universidade do Porto. Para além da eleição do Reitor, as suas competências incluem a aprovação das linhas gerais de orientação da instituição no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial.

O Conselho Geral da U.Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.

Os representantes dos estudantes são eleitos em períodos bienais, tendo o seu último ato eleitoral ocorrido em novembro de 2020. Já os membros externos serão definidos apenas após o ato eleitoral de 14 e 15 de junho, quando os novos membros eleitos do Conselho Geral se reunirem pela primeira vez para definir a lista de personalidades a cooptar.