Molde_Portal_Noticias_passos_CoelhoO primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho esteve, no dia 3 de março, na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP) para inaugurar as novas instalações do Centro de Simulação Biomédica (CBS) da FMUP.

O novo CSB da FMUP é um espaço de 300 m2 dividido em salas de habilidades clínicas, consultórios de comunicação clínica, salas de simulação avançada, sala de de briefing e uma sala que mimetiza um espaço doméstico para o treino de situações de emergência no domicílio. Os robots de simulação são uma das suas mais-valias.

A Diretora da FMUP salienta os “12 anos de espera” por estas instalações que se constituem como um acréscimo de “conforto e organização” para “a avaliação de competências na formação de médicos e no treino de equipas”. Maria Amélia Ferreira realça também que “este centro diferencia-se pela sua capacidade de investigação e de transferência de conhecimento” representando mais um elemento fundamental na política de transformação do conhecimento em valor na U.Porto.

O Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, acentua a importância da existência deste tipo de centros de simulação na formação de estudantes e profissionais, especialmente numa época em que “o desenvolvimento da área digital e robótica” é já muito acentuado.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.