“Economia da Energia: da marginalidade à centralidade na ciência económica” é o tema da sessão que vai assinalar, no próximo dia 17 de março, a jubilação de Isabel Soares, Professora Catedrática da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP).

Agendada para as 15h30, no Salão Nobre da FEP, a Última Lição de Isabel Soares contará com a presença do Diretor da faculdade, José Varejão, e dos convidados João Peças Lopes (FEUP, Universidade do Porto, INESC TEC), Patrícia Pereira da Silva (FEUC, Universidade de Coimbra, Pró-Reitora) e Paula Varandas Ferreira (DPS, Universidade do Minho).

Pretende-se desta forma homenagear ligação de Isabel Soares à FEP, instituição onde lecionou e fundou o Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente, do qual foi Diretora entre 2008 a 2015.

Professora Catedrática na Faculdade desde 1998 e investigadora do Centro de Economia e Finanças da Universidade do Porto (CEF.UP), Maria Isabel Rebelo Teixeira Soares construiu também uma sólida carreira no meio empresarial, enquanto consultora de diferentes entidades nacionais e internacionais, tais como o governo português, Banco Mundial, Comissão Europeia, Agência Reguladora da Electricidade do Brasil, Agência Reguladora dos Serviços Energéticos de Portugal, Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e Cristalaria, Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, TECHNE-GESEL, entre outras.

É ainda Vice-Presidente da APEEN – Associação Portuguesa de Economia da Energia e membro da IAEE – Associação Internacional de Economia da Energia.