Andreia Meixedo, investigadora do Instituto de I&D em Estruturas e Construção (CONSTRUCT) e antiga estudante do Programa Doutoral em Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), é a vencedora da edição deste ano do Prémio Ferry Borges, destinado a investigações na área de engenharia de estruturas.

Desenvolvido no âmbito da tese de doutoramento de Andreia Meixedo, o artigo premiado foca-se na monitorização da integridade estrutural não supervisionada de pontes ferroviárias com base em técnicas de inteligência artificial. Foi desenvolvido um procedimento online e contínuo para identificação de danos, partindo das respostas dinâmicas da ponte induzidas pela passagem dos comboios.

“Deste modo, aproveita-se o carregamento de elevada magnitude para aumentar a sensibilidade a alterações estruturais. A inovação deste procedimento está na extração automática de informação relevante acerca da condição estrutural das pontes, através da implementação de uma metodologia de inteligência artificial que permite a deteção de danos em tempo real e com um número residual de falsos alertas”, avança a autora.

O caráter não supervisionado do procedimento inclui a capacidade de detetar danos em pontes que já apresentem alterações estruturais, a partir de uma definição inovadora do limite de confiança. Este limite permite uma adaptação às alterações estruturais detetadas ao longo do tempo, mantendo-se operacional para a deteção de novos danos que apareçam num futuro próximo.

“A eficácia desta metodologia foi testada e validada através da criação de uma réplica digital fidedigna da complexa ponte ferroviária sobre o rio Sado, ajustada com recurso a dados experimentais adquiridos por um sistema de monitorização contínua instalado no local. A metodologia provou ser robusta a falsos alertas para um conjunto alargado de cenários de dano, assim como sensível a danos de pequena escala, mesmo quando estes resultam de reduções de rigidez muito baixas que não colocam em causa a segurança estrutural”, explica a investigadora da FEUP.

A orientação da investigação passou por Rui Calçada, atual Diretor da FEUP, Diogo Ribeiro, professor adjunto no Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e membro do CONSTRUCT, e João Santos, na altura investigador auxiliar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).

“Esta investigação foi ainda desenvolvida em estreita colaboração com o LNEC e com o apoio das Infraestruturas de Portugal (IP), gestora da ponte ferroviária, sem a qual não teria sido possível efetuar o trabalho”, esclarece Andreia Meixedo.

O artigo, publicado em 2021 na edição 238 da revista “Engineering Structures”, conta ainda com a participação de Michael Todd, professor de Engenharia Estrutural da Universidade da Califórnia, em San Diego.

O Prémio Ferry Borges atribuiu ainda uma Menção Honrosa ao artigo “Predicting The Variability of Natural Frequencies and Its Causes By Second-Order Blind Identification”, da autoria de Carlo Rainieri, Filipe Magalhães (FEUP), Danilo Gargaro, Giovanni Fabbrocino e Álvaro Cunha (FEUP).