Realizou-se no passado dia 2 de dezembro, na Reitoria da Universidade do Porto, o seminário “Governo e Governação do Ensino Superior”, um evento de dimensão nacional que pretendeu fazer um balanço e debater o processo de desenvolvimento da reforma do governo e da governação do ensino superior em Portugal.

Este seminário centrou-se nas relações entre o Estado e as instituições, bem como na recomposição dos papéis dos seus corpos constituintes (académicos, estudantes e pessoal técnico-administrativo e de gestão) e da própria sociedade no governo das instituições de ensino superior.

Na ocasião, o presidente do Conselho Nacional da Educação, David Justino, destacou a necessidade de perceber os caminhos possíveis do desenvolvimento do setor específico da educação que representa o ensino superior e o papel fundamental do Centro de Investigação de Políticas do Ensino Superior (CIPES) e da própria U.Porto para essa compreensão.

Já o presidente do CIPES, Pedro Teixeira, destacou o papel fundamental que a U.Porto está a ter neste debate nacional, através deste centro de investigação que conta ainda com a participação da Universidade de Aveiro. O também Vice-Reitor da U.Porto salienta o conjunto variado de temáticas que dominou este debate, como a autonomia das instituições, o relacionamento com os atores externos, o enquadramento com o RJIES, a diversificação das fontes de financiamento, a reformulação da oferta educativa, as questões de empregabilidade, etc.

Momentos para recordar neste vídeo exclusivo.

Vídeo: TVU.