A Universidade do Porto coloca 27 mestrados e pós-graduações – repartidos pela Faculdade de Economia (FEP) e pela Porto Business School – no Eduniversal Best Masters Ranking 2021, voltando a cotar-se como a instituição portuguesa com mais cursos destacados na lista que agrupa, anualmente, os melhores programas de formação do mundo nas áreas da economia e da gestão.

No caso da Faculdade de Economia, são 10 os programas de mestrado destacados, quatro dos quais registam uma subida face à edição anterior do ranking elaborado pela agência Eduniversal.

Entre os mestrados que melhoraram a sua posição face à edição anterior destaca-se o Mestrado em Gestão Comercial, que ocupa agora a 8.ª posição no ranking mundial na categoria “Retail Sales Management & Business Development”. Evidencia-se também o Mestrado em Gestão e Economia de Serviços de Saúde, que ascende à posição 22 no ranking “Health Economics / Public Health”.

O Mestrado em Contabilidade e Controlo de Gestão e o Mestrado em Economia e Gestão Internacional subiram um lugar nos respetivos rankings, ocupando agora, respetivamente, as posições 19 e 32, na Europa Ocidental.

Ao nível do empreendedorismo, a FEP sobressai através do Mestrado em Economia e Gestão da Inovação, que alcança agora a 42.ª posição a nível mundial.

Nota ainda para o Mestrado em Economia e Gestão do Ambiente, que mantém a 20.ª posição a nível mundial, e para os mestrados em Data Analytics (9.º), Marketing (24.º), Finanças (24º) e Economia (26º), que mantêm igualmente as suas posições nos respetivos rankings relativos à Europa Ocidental.

Porto Business School: 8 anos entre as melhores

Já em relação à Porto Business School, são 17 os programas destacados – e dez os que registam uma subida de posições – naquela que é a 8.ª presença consecutiva da escola de negócios da U.Porto no Eduniversal Best Masters ranking.

A Pós-Graduação em Gestão de Pessoas e a Pós Graduação em International Business são as novidades no ranking deste ano, com destaque para o programa de Gestão de Pessoas que entra diretamente para a 12.ª posição, a nível europeu.

Os dois programas de MBA marcam também presença neste ranking, com o The International MBA (o MBA full time da Porto Business School) a ocupar a 23.ª posição e o MBA Executivo – que regista uma subida de três posições face ao último ranking publicado – a fixar-se agora na 43ª posição.

Entre os 17 programas da escola de negócios da U.Porto distinguidos pela Eduniversal destaca-se igualmente a performance de seis pós-graduações, a nível mundial: Gestão do Turismo e Hotelaria e Business Intelligence and Analytics, consideradas, respetivamente, a 8.ª e a 11.ª melhores do mundo nas suas categorias, Gestão Imobiliária (37.ª do mundo), Finanças e Fiscalidade (13.ª do mundo), Análise Financeira (54ª do mundo) Gestão Imobiliária (27.ª melhor do mundo) e Direção e Gestão de Serviços de Saúde (37.ª do mundo).

O MBA Executivo da Porto Business School volta a ser o melhor programa português na sua categoria. (Foto: Egidio Santos/Porto Business School)

Líder em Portugal

Ao todo, a edição deste ano do Eduniversal Best Masters Rankings avaliou mais de 22 mil programas de formação – mestrados, pós-graduações e MBAs – ministrados em todo mundo, em 50 áreas de estudo. A avaliação foi feita com base em três critérios principais: a notoriedade dos programas, o salário do primeiro emprego após a formação e o nível de satisfação dos estudantes.

O ranking final reúne um total de 5 550 programas, abrangendo quase 4 000 escolas e universidades de 154 países.

Na comparação com as outras universidades portuguesas, a U.Porto volta a ser a instituição que contribui com mais cursos (27) para o Eduniversal Best Masters Ranking 2021, à frente da Universidade Nova de Lisboa (26). Em conjunto, as duas escolas contribuem com mais de metade dos cursos nacionais destacados no ranking.

Os resultados globais do Eduniversal Best Masters Rankings 2021 estão disponíveis aqui.