Está entre os oito projetos distinguidos no âmbito do Prémio Prática Pedagógica Inovadora da U.Porto e desafia os estudantes a produzir conteúdos digitais em vídeo. “Videodesafio: entre o coaching educativo e a produção de conteúdos digitais” tem sido implementado pelo docente do Departamento de Química e Bioquímica da FCUP, Luís Guido, nas aulas da Unidade Curricular “Análise Instrumental”.

“É um trabalho de equipa”, faz questão de mencionar o professor quando se lhe pede uma descrição das vantagens do projeto. “Os estudantes foram desafiados a escrever um guião para cada vídeo, com materiais de apoio, e este trabalho era em conjunto comigo, num ambiente mais informal”, explica. Em seguida, os vídeos só eram concretizados depois de o guião ser validado cientificamente pelo docente.

O trabalho agora reconhecido foi realizado com uma turma de 29 estudantes do Mestrado em Bioquímica da FCUP que produziram vídeos sobre temas variados com recurso à plataforma Panopto. “Esta abordagem fomenta a colaboração, a criatividade e a compreensão aprofundada dos conteúdos, proporcionando uma experiência educacional enriquecedora e participativa”, fundamentou Luís Guido no resumo do projeto apresentado à U.Porto.

O docente da FCUP apresentou o seu projeto e, alguns exemplos dos vídeos produzidos, no Workshop Anual de Inovação Pedagógica da Universidade do Porto, que decorreu nos dias 21 e 22 de fevereiro.

Premiar a excelência no ensino

Promovido pela Unidade de Inovação Educativa, sediada na Reitoria da U.Porto, o Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” (PPI) insere-se no âmbito do novo programa Inovação Educativa da Universidade do Porto, que tem por objetivo “distinguir, promover e divulgar práticas educativas inovadoras” em curso nas instituição

Os projetos distinguidos, todos eles propostos e dinamizados por docentes da U.Porto, devem revelar “uma estratégia de intervenção pedagógica consistente, refletida e fundamentada que promova o envolvimento ativo dos estudantes, o uso de recursos inovadores e a melhoria geral dos processos de ensino e aprendizagem”.

Cada proposta selecionada tem direito a um prémio monetário de 1.000 euros, financiamento esse que servirá para aplicar na aquisição de equipamentos, licenças ou programas informáticos, mobiliário, serviços externos e outras ações.

A entrega do Prémio “Prática Pedagógica Inovadora” 2024 terá lugar no dia 22 de março, no Salão Nobre da Reitoria da U.Porto, durante a Sessão Solene do Dia da Universidade 2024.

Ler notícia completa no portal Notícias U.Porto.