Janeiro, 2022

31Jan(Jan 31)14:3004Fev(Fev 4)19:00Evento Virtual/PresencialExposição | O Mar, as Mulheres e os Homens da Pesca Artesanal(Janeiro 31) 14:30 - (Fevereiro 4) 19:00 ICBAS - FoyerTipo de evento:ExposiçãoLocal:Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar

Organizada pelo Laboratório de Hidrobiologia e Ecologia do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto (ICBAS), no âmbito do projeto e-FishMarket – Mercado de primeira venda de pescado, esta exposição procura revisitar o universo da pesca artesanal, numa perspetiva da sua valorização.

“A pesca está no imaginário e no palato dos Portugueses, sendo o peixe, os moluscos e os crustáceos de outras origens, coisa diferente. A pesca artesanal recorre a embarcações de pequena dimensão e retira do mar aquilo que ele dá sazonalmente, chegando ao mercado nas comunidades piscatórias, através de lotas físicas. Esta proximidade agrada ao consumidor”, explica o Professor Adriano A. Bordalo e Sá, curador da exposição.

Com entrada gratuita, a exposição ‘O Mar, as Mulheres e os Homens da Pesca Artesanal’ pode ser visitada até 4 de fevereiro de 2022, entre as 9h00 e as 19h00, no Foyer do ICBAS.