Ciclo Nadir Afonso | Arte como emanação da Natureza e da Matemática

Sáb10Set18:00Sáb19:0018:00 - 19:00(GMT+01:00) Ciclo Nadir Afonso | Arte como emanação da Natureza e da MatemáticaFundação da Casa de Mateus, Casa de Mateus, 5000-291, Vila RealTipo de eventoConversa

Detalhes

Aníbal Ferreira, professor da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no INESC-TEC é um dos convidados da segunda sessão do Ciclo Nadir Afonso, organizado pela Fundação da Casa de Mateus, em parceria com a Fundação Nadir Afonso.

“Nadir afirmou que «a harmonia da obra de arte é redigida pelas mesmas leis da Natureza», e também que a «a arte tem leis, são leis matemáticas, são leis de exatidão». Nesta comunicação, propomos uma breve perspetiva ilustrada sobre ligações entre Natureza, Matemática e Beleza, a fim de destacar a mestria e sensibilidade científica de Nadir em intuí-las e projetá-las na sua arte singular”, avança o professor.

Para além de Aníbal Ferreira, este segundo painel do Ciclo Nadir Afonso contará ainda com os contributos de Elfrida Ralha, Professora da Universidade do Minho e estudiosa da obra de José Anastácio da Cunha, e dJoão Cabeleira, arquiteto e docente da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho.

O Ciclo Nadir Afonso toma como objeto de partida a exposição Movimento Perpétuo | Tapeçarias e Serigrafias de Nadir Afonso, que pode ser vista na Fundação da Casa de Mateus entre 30 de julho e 30 de setembro de 2022.

10.09.22 18:00 - 19:00(GMT+01:00)

Fundação da Casa de Mateus

Casa de Mateus, 5000-291, Vila Real