Julho, 2021

01Jul09:0002(Jul 2)18:0013.ª Conferência de Investigação em Planeamento09:00 - 18:00 (2) Tipo de evento:Conferência,OnlineLocal:Faculdade de Engenharia

Detalhes

A ideia de planear cidades à escala humana não é nova. Muitos argumentam em seu favor há várias décadas. Mas nunca antes houve uma necessidade tão forte e amplamente reconhecida. Um ano após o início da pandemia COVID 19 e ainda com um futuro incerto, cidades por todo o mundo experienciaram alterações sem precedentes. As restrições impostas a centenas de cidades levaram a que as pessoas reconhecessem a importância da proximidade: a outras pessoas, às atividades quotidianas, a espaços públicos de alta-qualidade, entre outros. Planear cidades à escala humana levanta questões de qualidade de vida em ambientes urbanos que em grande parte ultrapassam preocupações com o desenvolvimento económico e com excedentes de mercado. A ênfase é colocada no papel da cidade em providenciar qualidade de vida e experiências prazerosas, abrangendo ambientes físicos e psicológicos. Esta abordagem, centrada no ser humano, foca-se na facilidade de uso do ambiente urbano e em gerar cidades dinâmicas e apropriadas ao uso humano.

Tudo isto estará em debate nesta 13.ª Conferência de Investigação em Planeamento – Planear para Cidades à Escala Humana, promovida pelo Centro de Investigação do Território, dos Transportes e do Ambiente (CITTA) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

A decorrer em ambiente virtual, o evento divide-se em dois dias. O primeiro, de âmbito profissional, foca-se na implementação da bicicleta em cidades principiantes. O segundo, de âmbito científico, foca-se no planeamento da cidade à escala humana.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia aqui.