A Reitoria da Universidade do Porto acolheu, no passado dia 18 de maio, a cerimónia de apresentação da European Innovation Academy (EIA) 2023, a segunda das quatro edições que, até 2026, vão instalar na Invicta o maior programa de empreendedorismo tecnológico e digital do mundo.

Será de 16 de julho a 4 de agosto que a Faculdade de Economia da U.Porto (FEP) vai voltar a acolher um evento que deverá juntar mais de 500 estudantes de todo o mundo, para além de uma centenas de mentores e oradores nacionais e internacionais. À espera dos participantes estará um programa de formação intensivo de três semanas, direcionado para a criação de ideias de negócio inovadoras.

“Acolher a EIA na Universidade do Porto constitui um passo a mais no investimento que vem sendo feito no sentido de valorizar e projetar a nível global a investigação e a inovação produzidas pelos nossos estudantes e investigadores”, destaca o Reitor da U.Porto. Por outro lado, acrescenta António de Sousa Pereira, “é uma oportunidade e uma mais valia para os nossos ecossistemas de empreendedorismo e inovação, auxiliando cada um dos participantes a transformar as suas ideias em produtos inovadores, valiosos e necessários…”.

Antes da intervenção do Reitor, já a CEO da EIA, Gerda Noormägi, tinha começado por agradecer à U.Porto “por ser um parceiro académico fantástico e uma fonte de inspiração”.

Levantando o véu sobre a edição deste ano, a responsável do programa lembrou que “o objetivo é criar um ambiente onde mentes jovens possam aprender, trabalhar em conjunto e transformar as suas ideias em realidade”. Para isso, “vamos ter cerca de 550 participantes de todos os cantos do mundo, representando algumas das universidades mais importantes do mundo”.

Sobre o impacto que o programa pode representa na vida dos participantes, Gerda Noormägi vincou que “a EIA é um movimento. Um movimento que irá mudar vidas, moldar indústrias e transformar a sociedade”. E concretizou: “Na EIA, acreditamos no poder do empreendedorismo, na busca da inovação e na capacidade de cada indivíduo para moldar o futuro”.

A edição 2022 da maior “summer school” de empreendedorismo do mundo trouxe ao Porto 500 estudantes de algumas das melhores universidades do mundo. (Foto: EIA)

A inovação ao serviço da cidade

Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto, defendeu que “a cidade beneficia muito” de um evento que “permite trazer centenas de estudantes, oradores e mentores de universidades de topo, e especificamente pessoas que tenham um mindset de inovação”.

“É da minha absoluta convicção que a inovação transformará a cidade em que vivemos, desde que sejamos capazes de trabalhar com todos e “com todos” também significa trabalhar com aqueles com quem temos vivido”, vincou o autarca.

Na sessão de apresentação da EIA 2023 marcaram também presença outras entidades parceiras do projeto, nomeadamente o Banco Santander, a Galp e a Beta-i.

“Consideramos que isto pode ser uma oportunidade muito importante para o país.”, destacou Ricardo Jorge, em representação do Banco Santander. Já João Costa Ribeiro, da Galp, destaca a “dimensão global do programa” e dá como exemplo o sucesso da primeira edição: “O feedback que recebemos foi excelente, não apenas em relação à qualidade dos conteúdos, à qualidade dos mentores, mas também ao facto de cada um dos nossos trainees terem a oportunidade de trabalhar com pessoas um pouco de todo o mundo”

“Estas iniciativas fazem toda a diferença, para garantir o crescimento do ecossistema, para garantir novas startups, novas ideias, novos produtos (…) mas também é preciso capacitar empreendedores e este desafio é sobre isso mesmo”, referiu por sua vez Diana Antão, Diretora de Marketing da Beta-I.

A sessão contou ainda com a participação de participantes das edições anteriores da EIA, que tiveram a oportunidade de partilhar os seus testemunhos sobre o programa e a forma como o mesmo transformou as suas vidas.