Carolina Campos, Marta Vigário, Pedro Lopes e Ricardo Brandão, todos eles estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), conquistaram o primeiro lugar na Global Business Case Competition. Trata-se de uma competição internacional de resolução de casos de negócio, organizada pela Universidade de Washington (Seattle), que decorreu entre os dias 15 e 26 de abril, em formato online.

Os estudantes da FEP impressionaram os membros do júri, no caso final, com o conjunto de recomendações apresentadas para a estratégia de expansão global da conhecida marca Tesla. O desafio pressupunha a apresentação de um plano de implementação e algumas previsões para a estratégia proposta, tendo o júri enaltecido o modelo e a solução criativa apresentados.

Antes de chegar à final, os estudantes foram desafiados a analisar e desenvolver uma recomendação empresarial em 24 horas para um caso real, divididos em equipas globais mistas, compostas por estudantes de outras escolas internacionais.

Da FEP para a uma das maiores competições mundiais

A competição internacional “Global Business Case” foi disputada por 24 escolas de topo de 19 países em todo o mundo, sendo a FEP a única escola a representar Portugal e, desta feita, a vencedora a nível mundial.

A equipa faz parte do FEP International Case Team, uma organização da Faculdade cujo principal objetivo é a resolução e apresentação, pelos seus membros, de casos de estudo, tendo sido formada pelas docentes Catarina Roseira e Renata Blanc.