O físico André Gomes, antigo estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e antigo investigador do INESC TEC, é o vencedor do prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Ótica e Fotónica em 2021, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Investigação e Desenvolvimento em Óptica e Fotónica (SPOF).

No trabalho agora premiado, André Gomes desenvolveu bases importantes para uma nova geração de sensores de fibra ótica altamente sensíveis, com propriedades melhoradas, e potencial para serem utilizados em aplicações de ponta em medicina, biologia e química.

O Best PhD Thesis in Optics and Photonics in Portugal in 2021 foi entregue no âmbito da conferência AOP 2022 – V International Conference on Applications in Optics and Photonics, que decorreu em Guimarães, entre os dias 18 e 22 de julho.

Esta não é, de resto, a primeira vez que André Gomes é distinguido na conferência anual da SPOF. Em 2019, o investigador de 29 anos, natural de Barcelos, já havia conquistado o prémio SPIE Certificate of Excellence for third place student presentation, graças a um artigo – intitulado “Enhanced Temperature Sensing with Vernier Effect on Fiber Probe based on Multimode Fabry-Perot Interferometer” – que viria a abrir caminho ao desenvolvimento de um sensor de temperatura numa ponta de taper em fibra ótica multimodo, utilizando a técnica de focused ion beam milling.

Mestre em Engenharia Física (2016) e doutorado em Física (2021) pela FCUP, André Gomes encontra-se atualmente na Alemanha, a fazer um pós-doutoramento no prestigiado Leibniz Institute of Photonic Technology (IPHT).

Para além da tese de André Gomes, a AOP 2022 distinguiu ainda o artigo “Reservoir computing with nonlinear optical media”, da autoria de Tiago David da Silva Ferreira, estudante do doutoramento em Física da FCUP e investigador do INESC TEC.

O jovem investigador venceu o segundo prémio do SPIE’ Best Student Paper Award, um galardão promovido pela Sociedade Internacional de Óptica e Fotónica (SPIE) e destinado aos melhores trabalhos apresentados – oralmente ou na forma de cartaz – por estudantes.