A utopia é o grande tema agregador de DESIGNAgorà – “LI(ea)VING UTOPIA, o ciclo de cinema documental dedicado ao design e à arquitetura que, ao longo dos próximos dias, traz à Universidade do Porto duas estreias nacionais e outro filme sobre um arquiteto do Porto, nunca antes exibido na cidade. Há uma programação internacional de curtas, médias e longas metragens para descobrir de 2 a 5 de dezembro, na Casa Comum (Reitoria) e na Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, do Museu de História Natural e da Ciência da U.Porto (MHNC-UP).

O primeiro destaque da programação vai para a estreia nacional de Americaville (2020), de Adam James Smith, no dia 3 dezembro, às 19h00, na Casa Comum. Escondida entre as montanhas a norte de Pequim, vive uma comunidade de milhares de chineses a quem foi prometido o sonho americano. No filme, Annie Liu escapa à cada vez mais inabitável capital chinesa para visitar este lugar de romance e realização espiritual. Não fosse cada vez mais difícil, ou até mesmo inalcançável, o idílico sonho americano.

“Americaville”, de Adam James Smith. (Imagem: DR)

Antes disso. Densidades populacionais, gentrificação e habitação fortemente concentrada nas grandes metrópoles, também assim é o “planeta cidade”. Uma hiper densa casa para 10 biliões de pessoas que descartam o resto do território e o entregam a uma espécie de existência desértica. À escala global. Planet City (2021), de Liam Young, é um poema visual, um trabalho plástico cuja leveza da imagem contrasta com a densidade e peso dos problemas que traz à tela. Para descobrir na Casa Comum, dia 3 de dezembro, às 17h30.

No sábado, dia 4 de dezembro, às 19h00, outra estreia nacional. Rasgos de luz e aberturas que convidam ao passeio e à vida em comunidade que são um milagre ou, no mínimo, insólitos. THE TILTED BLOCK OF FLATS. Bergamo, Sun, Kasbah, Chicken Coops and Flowered Terraces (2020) apresenta-nos edifícios pelo olhar, pela voz e pelas histórias de quem habita o espaço, aqui animado por um projeto de investigação cinematográfica.

Neste filme de Alberto Valtellina e Paolo Vitali, os habitantes destacam as características e qualidades arquitetónicas dos espaços e a forma como ele acolhe e se adapta às vivências privadas do quotidiano.

“Planet City”, de Liam Young. (Imagem: DR)

Pela primeira vez no Porto

Dedicado ao trabalho de Nuno Portas, Professor Emérito da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), A Cidade de Portas (2021) de Humberto Kzure e Teresa Prata, será o filme que encerra o ciclo, dia 5 de dezembro, às 18h30, na Galeria da Biodiversidade -Centro Ciência Viva.

O que é que a vivência de uma cidade pode ensinar a um arquiteto que opta por não chegar de receita na mão? Que prefere aprender com ela. Nuno Portas é pela interferência dos habitantes no processo, para que percebam as diferentes fases de um projeto. É o arquiteto que vai à procura do contexto. Que não quer que termine na soleira da porta um projeto que sabe ser também do espaço publico. Um arquiteto pioneiro para conhecer nesta sessão inédita.

“A Cidade de Portas” de Humberto Kzure e Teresa Prata. (Imagem: DR)

Durante a sessão de encerramento, com início às 17h00, serão ainda entregues os prémios das curtas apresentadas pelas escolas de Ensino Superior parceiras (ESAP-Porto, ESAD-Matosinhos, FAUP-Porto, IULM-Milão) no âmbito de Estúdio UTOPIA e será inaugurada a instalação sonora In-between this and something else.

Criada a partir do livro Macau: Diálogos Sobre Arquitectura e Sociedade (Margarida Saraiva e Tiago Saldanha Quadros, eds.), a instalação tem curadoria da Babel – Organização Cultural, o contributo fotográfico de Nuno Cera e a instalação de som de Rui Farinha. O espectador é convidado a percorrer a cidade através de um conjunto de fotografias e dois vídeos realizados durante uma residência artística de Nuno Cera, em Macau, entre Setembro e Outubro de 2018.

Vão ser também desenvolvidos podcasts  – Ecos do Futuro – para refletir sobre o tema da utopia com convidados de diversas áreas, entre os quais Fátima Vieira (Vice-reitora da Universidade do Porto), Paulo Moura (jornalista e escritor), Francesco Tonucci (pedagogo e criador do projeto “La Città dei bambini”);

Todas as sessões são gratuitas. A entrada é livre mas requer reserva obrigatória através do EVENTBRITE. É obrigatória a presentação do certificado digital de vacinação.

Sobre o DESIGNAgorà

O projeto DESIGNAgorà nasceu em 2019, com a vontade de apostar no audiovisual para refletir questões relacionadas com o dia a dia, onde a prática de projeto pode desempenhar um papel fundamental. A programação de DESIGNAgorà – “LI(ea)VING UTOPIA” aborda o conceito de utopia, palavra que, por um lado, remete para algo que não pode existir, algo impossível, mas que por outro, transporta para um “lugar feliz”.

Com a edição deste ano pretendeu-se explorar a dupla dimensão do conceito de utopia, em que coexistem projetos fracassados, movimentos “extintos”, edifícios suspensos entre os sonhos e a crueza da realidade, mas também projetos visionários, alguns ainda por alcançar e, por fim, o exemplo de espaços criados para a concretização individual e coletiva.

O DESIGNAgorà acontece de dois em dois anos, na cidade do Porto e é um projeto da ASCIP Dante Alighieri, associação sociocultural, em colaboração com a Reitoria da Universidade do Porto.