A Porto Business School vai acolher, no próximo dia 1 de março, a partir das 18h30, o Seminário “The Winter of Our Discontent: An Energy Crisis during War, Inflation and Extreme Weather”, para uma reflexão sobre a atual crise energética e o seu impacto a médio e longo prazo.

Através deste evento, a escola de negócios da Universidade do Porto propõe uma análise e reflexão alargada sobre a atual crise energética que vivemos, bem como as diferentes implicações geopolíticas, económicas e energéticas resultantes deste contexto.

Depois da intervenção de boas-vindas de Patrícia Teixeira Lopes, Associate Dean da Porto Business School, caberá a Joana Freitas, membro do Conselho de Administração da EDP Geração, fazer uma apresentação sobre o tema do encontro, refletindo também sobre a jornada a médio e longo prazo para a descarbonização.

Juntar-se-ão depois ao debate Jorge Rodrigues, codiretor do programa executivo “Risco Geopolítico e Estratégia para Executivos” da Porto Business School e diretor do IDN – Delegação do Porto, e Filipe Grilo, docente convidado nos programas de MBA da Porto Business School e professor auxiliar convidado da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP).

Nesta mesa-redonda, os convidados terão então a oportunidade de contribuir com os seus conhecimentos nas áreas da geopolítica, da macroeconomia e da energia, para uma análise e reflexão sobre temas como a resposta política à crise energética, a transição de uma crise energética para uma crise económica, e o papel das empresas de energia no enfrentamento da crise energética. Para enriquecer a discussão, serão apresentadas entrevistas, previamente gravadas, com especialistas internacionais

A moderação ficará a cargo de Joël Saraiva Nunes, aluno do Executive MBA 2021/2022 da Porto Business School e Engineering Manager, na Vestas Wind Systems.

O seminário será conduzido em inglês. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição obrigatória.