(Notícia atualizada às 15h30 do dia 9 de março de 2020: Tendo em consideração as últimas orientações da U.Porto, que desaconselham a realização de eventos públicos nas suas instalações, este evento fica adiado para uma data posterior e a ser anunciada com a brevidade possível)

É verdade que já não é novidade para ninguém. Mas também não há dúvidas que esta iniciativa esgota sempre e que é um verdadeiro teste aos nervos e resistência de quem nela participa. Falamos da 12.ª edição da competição European BEST Engineering Competition (EBEC), agendada para os dias 14, 15 e 16 de março, na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Com o principal objetivo de promover o desenvolvimento das capacidades práticas de mais de 200 estudantes de Engenharia e da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), a EBEC promete agitar os corredores da FEUP durante 24 horas. Tudo isto num fim-de-semana marcado pelo improviso, pelas noções básicas de engenharia, pela capacidade de resistência e sobretudo pela originalidade e inovação das soluções apresentadas durante a competição.

Organizada pelo BEST Porto, a competição é dividida em duas modalidades. Na de  Team-Design, os estudantes são convidados a desenvolver um protótipo, criando um modelo real e funcional através de materiais de baixo custo. Já na vertente Case-Study, os participantes assumem o papel de CEO e procuram resolver um caso de estudo real, recorrendo a princípios de gestão.

Como tudo se processa…

Todos os materiais, ferramentas e alimentação durante o evento são assegurados pela organização. Nesta estarão também envolvidos estudantes da FEUP e da FCUP disponíveis para passar o fim-de-semana na faculdade a prestar apoio aos participantes.

O tipo de protótipos a criar e os casos de estudo a resolver estão no segredo dos deuses até ao arranque da prova, agendado para as 16h00 de sábado, 14 de março. A competição termina no dia seguinte, às 16h00 e nem mais um minuto, completando assim as 24 horas non-stop.

No dia 16 de março, segunda-feira, cada equipa vai apresentar os “case-studies” e explicar e testar os protótipos desenvolvidos perante um júri.

As inscrições estão abertas até ao próximo dia 1 de março e são dirigidas a todos os estudantes da FEUP e da FCUP.

Mais informações aqui.