O Salão Nobre da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) recebe, no próximo dia 24 de maio, um debate sobre O futuro da Europa e os jovens: sustentabilidade, ação climática, transformação digital e emprego, promovido pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão Europeia, em parceria com FEP.

Com início marcado para as 15h00, o evento contará com a participação da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, e da Diretora – DG Políticas Regional, da Coesão e Urbana da Comissão Europeia, Sofia Alves. A estes juntar-se-ão ainda Pedro Mazeda Gil, Membro do Conselho Executivo da FEP, João Dolores, CFO e Membro do Board do Grupo Sonae, e um grupo de mais de duas dezenas de estudantes da FEP e das restantes faculdades da U.Porto.

Ao longo de duas horas de debate (ver programa), pretende-se então reunir e promover a troca de informação e ideias, impulsionando a criação de uma plataforma de diálogo e partilha entre as instituições europeias e os jovens, que serão os líderes do futuro.

Desta forma, os participantes irão em conjunto, debater as questões-chave para o desenvolvimento futuro da Europa e para torná-la mais verde, digital, inclusiva e resiliente.

A REAC-EU em avaliação

Esta sessão enquadra-se no conjunto de debates que estão a ser levados a cabo nos vários países da União Europeia, com o objetivo de dar conhecer os contornos  da REACT-EU (Recuperação de Ajuda à Coesão e aos Territórios da Europa), um dos maiores programas de financiamento algum vez criados pela UE.

REACT-EU faz parte do NextGenerationEU e vai disponibilizar 50,6 mil milhões de EUR de financiamento adicional (a preços correntes) para os programas da política de coesão para 2021 e 2022, a usar até ao fim de 2023.

O objetivo da REACT-EU é apoiar a recuperação económica e social da crise do coronavírus, promovendo a reparação da crise e aumentando a resiliência do setor da saúde e das empresas e dando mais apoio aos grupos mais vulneráveis. Os fundos contribuem igualmente para as prioridades ecológicas e digitais da recuperação inteligente e sustentável.

O debate de 24 de maio  tem entrada livre, mas sujeita a inscrição.