Gostaria de marcar um almoço num palacete oitocentista, em pleno centro da cidade do Porto? E se, no mesmo local, pudesse também participar em sessões de tai-chi ou yoga, ou  assistir a um espetáculo de jazz? Esta é a proposta do Círculo Universitário do Porto, que reabre ao público este mês depois do típico período de férias.

Com um jardim que passa despercebido aos mais “distraídos” – ou não fosse vizinho do Jardim Botânico do Porto -, composto por camélias e árvores centenárias, o Círculo Universitário do Porto está instalado na “Casa Primo Madeira”, um dos palacetes oitocentistas situados nessa zona do Campo Alegre.

O edifício data do final do século XIX, tendo sido adquirido pelo negociante de têxteis Primo Madeira, depois de uma intervenção liderada pelo arquiteto Marques da Silva. É então nos anos 80 que, depois de uma reabilitação de Fernando Távora, passa para a Universidade do Porto.

Hoje em dia, a Casa Primo Madeira é um espaço aberto ao público em geral – com destaque para os antigos estudantes da U.Porto – com espaços interiores e exteriores para todo o tipo de eventos familiares, corporativos ou institucionais.

De segunda a sexta-feira, o Círculo Universitário do Porto está igualmente aberto – entre as 12h30 e as 14h30 – para almoços, com diferentes opções todos os dias. O menu é em regime buffet e está disponível por 12 euros para a comunidade académica, e por 15 euros para o público em geral.

Jazz, yoga ou pilates para a “sobremesa”

Para os últimos meses do ano, o Círculo Universitário do Porto está a preparar um programa de atividades gratuitas, abertas ao público em geral.

Entre tardes de jazz, sessões de yoga, mindfulness ou pilates, mas também workshops ou conferências, não faltam atividades pensadas para públicos de todas as idades.

Estas e outras iniciativas serão divulfadas, brevemente, nas páginas do Círculo Universitário do Porto no Facebook e no Instagram.