O Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) integra o projeto Access2Sea, que tem como objetivo potenciar a produção sustentável em aquacultura no espaço atlântico.

Apesar de a aquacultura marinha – de várias espécies de peixes, crustáceos, bivalves e algas – constituir um dos principais sectores da economia azul no atlântico, contando com uma importante tradição em muitos países da UE, apenas 10% dos recursos marinhos da costa do atlântico são provenientes da aquacultura. Uma situação que pode ser explicada pelas fortes barreiras de regulamenção e reduzida aceitação social que o setor enfrenta.

Neste sentido, o projeto “Access2Sea -Novas oportunidades para um crescimento azul mais competitivo e sustentável no Espaço Atlântico” tem como objetivos potenciar a melhoria da exploração e preservação dos recursos naturais do Espaço Atlântico através da produção aquícola sustentável como grande oportunidade de economia azul no espaço atlântico. Espera-se deste modo melhorar a atratividade desta área para a aquacultura, facilitado um acesso mais fácil e sustentável às oportunidades de negócio.

Atrair empresas na área da aquacultura

Rodrigo Ozório, investigador e responsável pelo projeto no CIIMAR, defende que o Access2Sea pretende “desbloquear as barreiras existentes em todas as vertentes do processo de fixação e produção de pequenas e médias empresas na área da aquacultura”. A estratégia abrange “desde as práticas legais e regulatórias até às barreiras tecnológicas e de aceitação social”, fornecendo a este setor as “soluções técnicas que permitam dar às PMEs de aquacultura acesso à costa do atlântico, permitir produções onshore e o apoio para que estas se fixem no Espaço Atlântico”.

O projeto prevê ainda a colaboração com as empresas na melhoria do seu desempenho, do seu modelo de negócio e de mecanismos de aceitação pelas comunidades locais.

Espera-se também que o Access2Sea melhore a cooperação entre as partes interessadas, organizações de apoio às empresas, institutos de investigação, administrações e conselhos locais que facilitam a inovação e a transferência de conhecimento no setor da aquacultura.

O projeto é uma iniciativa desenvolvida ao abrigo do Programa INTERREG Espaço Atlântico, liderado pela Fundação Bahía de Cádiz para o Desenvolvimento Económico – CEEI Bahia De Cadíz (Espanha). Para além do CIIMAR, estão ainda envolvidas a Universidade do Algarve e outras instituições parceiras do Reino Unido, Franca a Irlanda.