Celebrou-se no passado dia 18 de setembro o World Cleanup Day em todo o mundo. Em Portugal, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) associou-se às celebrações com uma mega limpeza da praia do Castelo do Queijo, promovida no âmbito do projeto europeu H2020 MAELSTROM, que tem como objetivo recolher, reciclar e devolver o lixo acumulado no mar ao mercado.

Ao longo da manhã, foram dezenas os voluntários de todas as idades e de vários pontos do país (e não só) que quiseram associar-se a esta ação de sensibilização ambiental. A “acompanhá-los” esteve uma escultura de baleia em tamanho real, concebida em polietileno reciclado por investigadores da CIMA Research Foundation com o apoio do Consorzio Ecopolietilene de Itália.

O evento arrancou com uma breve introdução ao paradigma do lixo marinho e ao projeto MAELSTROM, protagonizada por Isabel Sousa Pinto, coordenadora do projeto em Portugal, responsável pelo Grupo de Biodiversidade Costeira do CIIMAR e professora na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP). O momento, que foi presenciado pelo Vice-Presidente da Câmara Municipal do Porto, Filipe Araújo, contou ainda com as intervenções de Vítor Vasconcelos, presidente da Direção do CIIMAR e professor da FCUP, e de Isabel Gomes, investigadora do CIMA Research Foundation e responsável de comunicação do projeto.

Uma vez iniciada a ação de limpeza da praia, os voluntários foram distribuídos por oito equipas. No regresso, o lixo recolhido foi pesado e contabilizado. Apesar das limpezas diárias feitas pelo município durante a época balnear, dezenas de kg de lixo foram recolhidos na praia, com destaque para os fragmentos e garrafas de plástico, pontas de cigarros, cordas e redes de pesca, pedaços de esferovite, ou máscaras cirúrgicas descartáveis. Verificou-se igualmente que a maioria de itens recolhidos correspondiam a objetos de uso único, que se espera serem eliminados num futuro próximo.

Após uma pequena pausa, os participantes puderam acompanhar as mais recentes tecnologias destinadas à remoção do lixo marinho apresentadas por Philip Ehrhorn, co-fundador da start-up holandesa The Great Bubble Barrier, parceira do consórcio MAELSTROM, e que colocará brevemente no distrito do Porto um dos seus dispositivos.  O evento contou ainda com intervenções de Nuno Lemos (Diretor responsável pela Sustentabilidade e Ambiente na Empresa Municipal  Águas e Energia do Porto), Rui Ferreira (Diretor Geral do Sea Life Porto), Sandra Rodrigues (Unidade de Educação e Formação Ambiental da LIPOR), Paulo Machado (Presidente do Clube de Vela Atlântico), Bruno Azevedo (Gestor de Marketing da UNIFARDAS) e Luis R. Vieira (Investigador do MAELSTROM e responsável pela organização do evento) na sua missão em prol da sustentabilidade e no combate ao Lixo Marinho.

O programa incluiu também atividades didáticas para a promoção da sustentabilidade, dinamizadas pela LIPOR, Águas e Energia do Porto e CIIMAR, contribuindo para alcançar Objetivo 14 da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável: “Conservar e usar de forma sustentável os oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável”.

Organizado pelo CIIMAR e pelo CIMA Research Foundation de Itália, o evento teve o apoio da Câmara Municipal do Porto, Sea Life Porto, LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, Clube de Vela Atlântico, Águas e Energia do Porto, The Great Bubble Barrier da Holanda e a UNIFARDAS.

O Paradigma do Lixo Marinho

Os ecossistemas marinhos estão sobre uma intensa pressão e, nesse contexto, o lixo marinho representa uma importante ameaça à saúde ambiental e humana sendo que todos anos pelo menos 10 milhões de toneladas de lixo acabam nos nossos oceanos. Cerca de 80% de todos os detritos marinhos são plásticos, incluindo os microplásticos que podem entrar nas cadeias alimentares dos ecossistemas marinhos. Esta realidade resulta em impactos severos nos ecossistemas globais, na saúde das pessoas e na vida marinha. É por isso urgente promover a consciencialização, adoção de boas práticas, comportamentos e escolhas responsáveis, essenciais para uma sociedade e futuro sustentáveis.

O projeto MAELSTROM – Remoção e Gestão Sustentável do Lixo Marinho, tem como missão a implementação de tecnologias inovadoras e ambientalmente sustentáveis para remover, reciclar e devolver o lixo marinho à cadeia de mercado.

Financiado pela Comissão Europeia, no âmbito do Programa H2020, o MAELSTROM reúne um consórcio de 14 parceiros internacionais, de oito países da União Europeia, que ao longo dos próximos quatro anos terá como objetivo investigar e implementar tecnologias inovadoras para a identificação, recolha separação e reciclagem de lixo marinho, inserindo-o novamente na cadeia de mercado sob a forma de polímeros e outros materiais regenerados.

Sobre o World Cleanup Day

O World Cleanup Day é um dos maiores movimentos cívicos da atualidade e tem como objetivo promover a consciencialização sobre o desperdício e o aumento de resíduos do meio ambiente, onde se destaca o Lixo Marinho. Este evento une cerca de 180 países, mobilizando os vários sectores da sociedade para participarem em ações de limpeza e na promoção da sustentabilidade.