Desde o passado dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, que a Casa Comum (à Reitoria) da Universidade do Porto é também a “Casa Comum do Rock”. A culpa é das Mulheres que fazem Barulho!, o título / mote da exposição que se propõe a homenagear os percursos de 16 “mulheres relevantes do rock português”.

“É curioso que seja a universidade a lembrar-se de carreiras tão pouco académicas. Acho que o resultado ficou muito carinhoso”, destaca Ana Deus, uma das “rainhas” representadas no “Mural do Rock” multicolorido que pinta uma das paredes da Casa Comum. Ali é possível encontrar os vestidos de Manuela Azevedo (Clã), Lena D’Água e de Anabela Duarte, a guitarra acústica de Xana (Rádio Macau), ou o acordeão celebrizado por Sandra Baptista (Sitiados e A Naifa), mas também livros, fotografias, brinquedos ou até… um pote de mel.

Com entrada livre, Mulheres que fazem Barulho! vai estar patente até 30 de setembro, no auditório da Casa Comum. A exposição, que será acompanhada por um programa de eventos paralelos, pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, e ao sábado, das 15h00 às 18h00.

Para outros vídeos, visite o canal oficial da Universidade do Porto no Youtube.